Você muito provavelmente já conheceu ou ouviu falar de alguém que foi visitar aquele que é conhecido como o lugar mais mágico da Terra. A Disney World, na Flórida, é o maior complexo de entretenimento do mundo e leva milhares de turistas por dia para seus parques e centros de compras. Mas vale a pena ir à Disney? Há algo a mais que eu posso conhecer? Quanto custa e como faço para realizar essa viagem? Conheça algumas dicas aqui nessa lista!

O que tem na Disney?

O que nós, brasileiros, costumamos chamar de Disney na verdade é o complexo Walt Disney World Resort, que fica no estado americano da Flórida. Esse não é o único e nem mesmo o primeiro complexo da Disney no mundo, sendo o segundo dentro dos EUA (se quiser saber mais sobre a história e sobre os outros parques da Disney ao redor do mundo, comente aqui embaixo para eu saber se gostam do tema!). A Disney World possui 4 parques temáticos (Magic Kingdom, Animal Kingdom, EPCOT e Hollywood Studios), 2 parques aquáticos (Typhoon Lagoon e Blizzard Beach), 2 centros de compras (Disney Springs e Boardwalk) e 35 resorts (divididos em hotéis econômicos, moderados, de luxo, villas e exclusivos para membros do Disney Vacation Club).

Existe algo além da Disney?

O complexo fica numa cidade chamada Lake Buena Vista, que é controlada pela Disney Company. Mas a cidade grande mais próxima é Orlando, que acaba ganhando o crédito de hospedar todos os parques temáticos. Dentro de Orlando na verdade ficam os complexos Universal Orlando Resort e SeaWorld Parks & Entertainment. O primeiro, como diz o nome, é do colossal estúdio de Hollywood Universal Studios, e possui 2 grandes parques temáticos (Universal Studios e Islands of Adventure) e um parque aquático previsto para abrir agora em 2017 (Volcano Bay), além de um centro de compras (CityWalk) e 5 hotéis (Cabana Bay, Royal Pacific, Hard Rock Hotel, Sapphire Falls e Portofino Bay). Esse complexo é voltado a personagens de filmes clássicos e atuais, e é nele que está o famoso “parque do Harry Potter”, que na verdade não é um parque e sim uma área dentro dos parques da Universal. Já o complexo do SeaWorld engloba um parque temático (o prórpio SeaWorld) e 2 parques aquáticos (Aquatica e Discovery Cove). Como o nome também sugere, os parques desse complexo são voltados à vida marinha, com atrações sobre preservação e cuidado, mas também conta com montanhs-russas e simuladores de primeira. O grupo SeaWorld ainda opera o parque Busch Gardens, que fica na cidade de Tamba Bay, a 1:30h de distância de Orlando.

Mas não sou mais criança, o que farei lá?

Um dos maiores equívocos é pensar que Orlando é uma cidade para crianças e adolescentes somente. Não é à toa que casais se casam ou passam a lua de mel na cidade, e é um recanto para a terceira idade também. Os motivos são inúmeros: nos próprios parques existem atrações para literalmente todas as idades. Desde brinquedos bobinhos para crianças, passando por atrações radicais para adolescentes e adultos até shows e simuladores para qualquer idade. Mas fora dos parques a coisa só melhora: graças ao turismo que os complexos trouxeram à cidade, as opções de entretenimento se tornaram muito variadas. A mais pedida sempre é, claro, COMPRAS! A cidade tem uma das menores taxas de impostos de todo o EUA, e lojas especializadas em tudo: eletrônicos, cosméticos, perfumes, roupas, tênis, LOJAS NERD (Sim, existem muitas pela cidade) e por aí vai. Os Shoppings e Outlets são sempre os mais disputados, por oferecerem preços imperdíveis! Orlando ainda tem museu de cera, roda gigante na cidade (da empresa da Lomdon Eye), aquário, teatros, shows noturnos, refeições especiais, enfim, as opções não acabam. Além da enorme gama de opções de lazer e hotéis para se hospedar, Orlando ainda oferece uma quantidade gigantesca de restaurantes das mais variadas culinárias ao redor do mundo. Todo mundo tem algo pra fazer na cidade!

Mas e eu, nerd, por que escolheria ir para Orlando?

Essa pergunta na verdade é o oposto: por que raios você NÃO iria pra Orlando? Alguns exemplos rápidos: o parque Hollywood Studios, na Disney, já possui uma atração e duas lojas de Star Wars, sendo a atração um simulador contando histórias originais com os personagens clássicos! Dentro da atual área dedicada à franquia, podemos encontrar e tirar fotos com personagens como Stormtroopes, Darth Vader, Kylo Ren, Chewbacca e muitos outros! E está em construção uma SUPER área de todo o universo de Star Wars, com restaurantes temáticos, mais lojas e atrações. Dentro do mesmo parque temos a área da Pixar, com uma atração incrível de Toy Story! E também em construção temos a Toy Story Land, uma super área temática de todo o universo dessa incrível franquia. Ainda na Disney, agora em 2017 o parque Animal Kingdom receberá Pandora, uma área inteira recriando o mundo incrível do filme Avatar. Saindo da Disney e entrando no complexo Universal, temos a popular área do Harry Potter, com três atrações principais incríveis e uma tematização sem precedentes, além da área da Marvel, que conta com simulador do Homem Aranha, montanha-russa do Hulk e encontro com vários heróis da editora. E, além dos parques, ainda existem lojas nerd incríveis, como a Comic Shop, a Acme Superstore e a Coliseum of Comics, onde você pode encontrar action figures, funkos, HQs, jogos de RPG e muito mais!

EU QUERO IR LOGO, o que faço?

Bom, o custo de uma viagem depende MUITO. O preço da passagem aérea, que costuma ser a parte mais cara, varia muito durante o ano, apesar de ser vantajoso utilizar milhas para conseguir sua passagem. A escolha de hotéis (se eles serão dentro ou fora dos complexos, comodidades, localização e etc) também influencia, já que Orlando tem uma gama enorme de opções de hospedagem, sendo possível – e às vezes recomendável – até alugar uma casa. Os ingressos para os parques são salgados, mas pelo menos mantêm um preço médio durante o ano. Falando por alto e contando com a passagem aérea paga em dinheiro, uma viagem para a cidade pode custar entre 1.000 e 4.000 dólares. Claro que, por ser uma visita aos EUA, você também tem que prestar atenção nas exigências quanto as documentos, já que é preciso ter um passaporte válido e um visto de entrada para o país. Se vocês quiserem um post com dicas e explicações de como planejar e comprar uma viagem para Orlando, comentem aí embaixo!

Bom, já deu pra ver que Orlando é muito mais que só a Disney, apesar dela ser responsável pelo sucesso da cidade e até hoje ser um centro de entretenimento incrível. Espero que você consiga guardar suas economias por um tempo para conseguir realizar uma viagem, pois todos precisam experimentar a magia que é estar naquele lugar! Como disse o próprio Walt Disney:

“Todos os nossos sonhos podem se tornar realidade, só é preciso ter coragem para persegui-los”

Leia mais sobre Viagens e Disney