Mesmo com todo o alarde feito em cima da tecnologia de Realidade Virtual (VR) esse ano, a novidade ainda não está 100% funcional, assim como a Cris e o Panda explicaram bem. Mas a Disney pode dar um grande passo para a tecnologia com suas recentes pesquisas em sensores de captura de movimentos.

A Disney Research, divisão de pesquisas da colossal empresa, está criando um novo sistema de sensores onde só são necessários cinco pontos no corpo para um programa detectar seus movimentos em tempo real. Atualmente, sistemas de sensores utilizados principalmente nos cinemas precisam de uma enorme gama de pontos pelo corpo e programas complexos e pesados para fazer os efeitos que estamos acostumados a assistir. A enxugada dessa tecnologia por parte da Disney promete mudar não só esse mercado como o crescente mercado de VR.

O programa só precisa saber o movimento das duas mãos, dos dois pés e da cabeça. Todo o resto do corpo ele descobre por meio de cálculos levando em consideração a física do corpo humano, a gravidade e etc. Os resultados têm sido muito bons, e não deve demorar para a tecnologia ser adotada pelos estúdios de Hollywood.

Mas o que isso pode significar para o mundo do VR? Hoje nós apenas podemos colocar um óculos gigante e mover nossas cabeças para ver em volta. Todos os movimentos do resto de nosso corpo é ignorado e não faz diferença na experiência. Mas isso deve mudar também, já que o motivo principal de não terem integrado os movimentos do corpo ao VR é a quantidade de sensores e equipamentos que seriam necessários para tal. Com a novidade da Disney, outras empresas podem pegar a ideia e lançar produtos comercialmente atraentes para o mercado fora do cinema!

Só nos resta esperar por mais novidades! Você sempre pode acompanhar tudo aqui no blog!

Leia mais sobre Tecnologia e Disney