Todo mundo precisa de algumas dicas e truques de culinária, seja para impressionar alguém na cozinha ou simplesmente para dar uma agilizada no andamento do serviço, rsss. Veja alguns desses truques e mande muito melhor na cozinha, evitando até mesmo a gordura em algumas situações – quem não curte uma dica assim? Vamos lá!

Arroz diferente

Para mudar a cor e o sabor do arroz, acrescente suco de cenoura, salsão ou beterraba ao cozimento.

Sal na medida

Se você errar a mão no sal, adicione à sopa meia batata crua e deixe ferver até que fique macia. Ela irá absorver o excesso do tempero.

Bolo caseiro

Se o bolo assar demais e ficar com uma casca escura, basta raspá-lo delicadamente com a parte fina do ralador. Retire os farelos usando um pincel.

Decoração e recheio

Para o glacê de claras ficar bem branquinho e consistente por mais tempo, pingue gostas de suco de limão à mistura logo depois de bater a clara com a calda de açúcar.

Merengues e suspiros

Antes de utilizar ovos em alguma receita, veja se não estão estragados colocando um por vez dentro de um copo com água. Se o ovo fundar horizontalmente, é fresco. Se apenas boiar, com a ponta para baixo, não é fresco, mas ainda pode ser consumido. Se boiar até a superfície da água, jogue fora.

Descascando

Para remover a película indigesta que envolve a casca do pimentão, espete-o com um garfo, coloque-o sobre a chama do fogão e gire até que ele fique preto. Coloque-o em um saco plástico, feche e deixe descansar por 15 minutos. Raspe a parte queimada com uma faca, corte e retire as sementes.

Filezinho

Para o peixe não escorregar das mãos enquanto é escamado, lave-o com água bem quente ou com uma mistura de vinagre e água.

Croûtons

Para fazer croûtons, corte a casca de fatias do pão de forma no formato desejado. Aqueça quantidades iguais de azeite e manteiga. Quando espumar, despeje os croûtons e mexa para dourá-los por igual. Seque-os bem em papel-absorvente e sirva com sopas ou saladas.

Omele especial

Se quiser fazer um omelete-suflê, em vez de bater o ovo inteiro, separe as claras e bata-as em picos firmes. Juntes as gemas, misturando delicadamente.

Maionese a salvo

Para evitar que o molho caseiro de maionese desande, misture nele um pedacinho bem amassado de batata cozida. O amido presente no tubérculo dará consistência ao creme. Calcule uma colher rasa (sobremesa) para cada porção de 200 g.

Queijo fresco

Queijo não deve ser servido gelado. No verão, retire-o da geladeira meia hora antes de servir. Já no inverno, com uma hora de antecedência.

Sucos refrescantes

Limões e laranjas gelados ficam mais fáceis de espremer para fazer suco se forem deixados, inteiros mesmo, por cerca de 20 segundos no micro-ondas.

Melzinho

Quando o mel cristalizar, deixe-o molinho de novo, colocando o vidro no micro-ondas na potência média por cerca de 30 segundos. Cuidado, vai ficar quente!

Pães e bolos

Para acelerar o processo de fermentação de receitas que levam fermento biológico, coloque a massa num recipiente coberto com filme-plástico e leve ao micro-ondas por três minutos. Espere três minutos e aqueça novamente pelo mesmo tempo. Deixe a massa descansar por seis minutos.

Carne Macia

Para amaciar carnes, use bicarbonato de sódio. Principalmente se for preparar costela, músculo, lagarto ou coxão duro. Uma colherzinha no tempero basta. Se não tiver bicarbonato, use fermento em pó ou vinagre com azeite. E deixe na geladeira!

Bacon frito

Que tal fritar o bacon no micro-ondas? É superprático e fica sequinho e crocante: forre um prato com duas folhas de papel toalha, coloque as fatias de bacon e cubra com mais duas folhas de papel. Leve ao micro-ondas por 3 minutos e observe a cada 30 segundos se está no ponto.

Fonte de dicas e imagens (lindas por sinal): M de Mulher

Compartilhe: