Dicas para fazer um bom planejamento financeiro!

-por , em 13/04 -
Dicas para fazer um bom planejamento financeiro!

Como uma boa administradora, adoro criar planilhas e fazer planejamentos e estimativas. Pesquiso muito sobre isso e, é interessante descobrir que, os que estavam acostumados a fazer seus planos financeiros domésticos em caderninhos ou planilhas em Excel, hoje trabalham diariamente com sistemas e sites criados exatamente para auxiliá-los em suas vidas. Eu sei que é difícil se desapegar daquele caderno com clips e comprovantes de pagamento, da mesma forma que é difícil se desapegar da planilha que você criou quando começou a trabalhar e que abas de 10 anos atrás. Mas vamos trabalhar o desprendimento e a organização né? Vou ajudar!

Nossos maiores gastos diários são com as besteirinhas que nem sentimos! Aqueles lanchinhos na rua, lojinhas de 1,99 com seus incansáveis produtos super úteis que estragam em menos de uma semana… Enfim, os gastos diversos tem um peso maior do orçamento do que os gastos fixos. Mas você sabe realmente o verdadeiro impacto dessas pequenas continhas no final do seu mês? Ou até mesmo no momento em que deseja colocar algum projeto em prática?

Vamos ver a lista que o professor de pós graduação da Trevisan Escola de Negócios, Ricardo Cintra, criou com as 10 melhores dicas para economizar bem e conseguir sucesso na vida financeira!

finanças pessoais

1 – Inicialmente é preciso conhecer os seus gastos diários. Anote tudo, independentemente de valor, durante um mês inteiro e depois analise as anotações e tente cortar os gastos excedentes.

2 – Cuidado especial com alimentação fora de casa. Será que você está almoçando no melhor restaurante para o seu bolso? É preciso mesmo abusar dos fastfood todo final de semana?

3 – Não vá ao supermercado sem lista de compras, com crianças e com fome.

4 – Pesquise antes de comprar bens ou contratar serviços. Lembre-se o melhor preço de um produto não é o praticado “naquele” ponto de venda, mas o praticado pelo mercado.

5 – Conscientize membros da família no que se refere à racionalidade no uso de água e de energia elétrica, sem esquecer da conservação adequada (e segura, no que se refere à saúde) de alimentos.

6 – Preste muita atenção ao uso do cartão de crédito, pois a “lógica” de sua operação é a compra por impulso, isto é, tudo é feito para que o consumidor use muito o cartão de crédito.

calc

7 – Compras compartilhadas podem representar redução de gastos para todo o grupo. Particularmente entre familiares, é uma prática bem interessante e, quanto maior a família, maior o volume de cada item a comprar e, potencialmente, maior o benefício do compartilhamento. A recomendação aplica-se, também, ao material escolar. Por que 30 famílias vão a papelarias/livrarias diferentes, em momentos diferentes, pagando preços diferentes, para comprar o mesmo material? Resposta: porque não planejam as compras, não conversam.

8 – Para compromissos anuais previsíveis, como IPTU, IPVA entre outros, divida por 12 o valor estimado a pagar e faça uma provisão mensal em uma poupança. Ficará mais fácil pagar à vista e usufruir de descontos.

9 – Oriente as crianças/adolescentes com relação ao consumo nas cantinas de escolas. As contas costumam ficar altas e a qualidade da alimentação normalmente é baixíssima.

10 – Se as empresas fazem orçamentos, por que as famílias não o fazem? Excelente a ação de avaliar gastos futuros (curto prazo) e disponibilidades. “Essa prática pode evitar muitas dores de cabeça e evitar, também, o gasto com remédios para curá-las”, conclui Cintra.

Clique aqui para fazer download de uma planilha ótima de acompanhamento de finanças mensais. Para quem curte algo mais online, o site Minhas Economias também é bem interessante. Ou seja, ferramentas você tem, basta começar a trabalhar seu futuro ainda hoje. Boa sorte!

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você