Dicas para personalizar tudo o que quiser!

-por , em 23/01 -
Dicas para personalizar tudo o que quiser!

Todos nós somos diferentes, certo? Seja nos nossos gostos, forma de pensar ou aparência, canalizamos nosso jeito único de ser para o que está a nossa volta. Olhe para o seu quarto, suas roupas, os objetos que usa e até o seu navegador de internet. Tudo o que você vê, se for seu, é algo que você escolheu por combinar com você de alguma forma, mas, na maioria dos casos, é algo comprado.

A arte de customizar as coisas é algo que já vem sendo aplicado no nosso dia a dia há muito tempo. É o que te permite personalizar algo velho ou chato dando uma cara e vida nova para aquilo e até, quem sabe, ganhar um dinheirinho em cima do trabalho! É uma maneira de soltar a criatividade e criar alguma coisa útil e bonita para o seu dia a dia!

O primeiro passo de um processo de personalização é simples, mas requer olhos atentos e imaginação. É o momento em que se separam os materiais se que pretende usar. Mas a vantagem aí é que quase tudo pode ser usado ou reciclado para formar algo novo. Pode recolher retalhos e roupas velhas, tintas de todo tipo, colas, papéis, lantejoulas, glitter, canetinha, biscuit, fotos velhas, rolhas, palha de aço e até alvejante de roupa! Deixo aqui uma lista de ideias para que você possa modificar o que vier a sua cabeça!

Se quiser personalizar roupas, toalhas ou roupa de cama, você pode querer usar:

Tecidos – Pode tentar fazer um patchwork ou só usar um pedacinho de tecido para fazer um detalhe. Se você desenhar um Batman em preto e branco numa camiseta, por exemplo, pode colar tecido preto em cima no formato da máscara, para chamar a atenção. Ah! E se não souber costurar, use cola quente ou cola para tecido.

Tinta para tecido e corantes – Pode-se utilizar esse tipo de material para fazer pinturas grandes, ou criar efeitos na roupa. Fazer uma estampa psicodélica ou quem sabe um degradê. Se usar a tinta aguada, você pode criar um efeito aquarela e desenhar o que quiser. Depois é só contornar com caneta para pano. Não esqueça de lavar com cuidado a peça para retirar o excesso de tinta quando o seu trabalho secar, ou terá uma surpresinha desagradável na próxima vez que lavar roupa.

ariel em aquarela

Canetas para tecido – São recomendadas para fazer desenhos precisos ou para contornar algo feito de outra forma. É o mais comum de ser usado ao se personalizar um tênis e não requer lavagem depois de aplicado. Algumas canetas podem desbotar conforme a roupa é lavada, então escolha bem a marca que vai usar.

Alvejante de roupas – Se você desenhar em papel cartão um molde e recortar ele depois, pode usa-lo como base para borrifar o alvejante em um pano de forma a obter um formato específico. Esse produto desbota a cor, deixando manchas esbranquiçadas onde cai depois de um tempo. É uma ideia boa se quiser fazer estampas e desenhos em tecidos escuros. Shorts jeans bicolores ou em degradê também podem ser feitos com essa técnica.

Essas são algumas sugestões, mas se quiser customizar objetos, pode querer usar:

Retalhos – Casando daquela roupa velha? Corte-a em pedacinhos e utilize para decorar um  novo objeto! Sabe aqueles jeans que não cabem mais em você? Então, cole-os em uma caixa ou em um porta trecos para criar uma decoração bacana para o seu escritório!

caixa com retalhos jeans

Papel machê –  Uma parte de água para uma parte de cola e muito papel velho. Com essa receita, você pode criar algo resistente e no formato que quiser! Por exemplo, com rolinhos de jornal e uma bexiga de base, pode montar um cofrinho! Aplique a técnica em cima de tudo e só deixe a fendinha das moedas livre. Quando acabar, pinte com guache ou tinta acrílica e estoure a bexiga que estará pronto! Lembre-se de fazer duas camadas de papel machê e deixar secar cada uma antes de estourar, para a estrutura ficar rígida.

Isopor derretido –  Se você colocar isopor em acetona, as bolhas de ar dentro do polímero irão se desfazer e o material vai “derreter” em um plástico que você pode moldar como quiser. Pode usar formas comuns para ter algo específico, ou criar você mesmo uma forminha de papelão. Ainda, se preferir, pode deixar num formato base e, depois de seco, lixar e usar goivas para esculpir o que quiser. Com essa técnica, você pode fazer chaveiros no formato das armas do seu herói favorito!

Biscuit – Moldando essa massinha, você pode criar chaveiros, imãs, colares, brincos, pesos de papel e até moldar em volta do seu pendrive para dar uma nova cara para ele!

Por hoje, isso é tudo! Passe em uma loja de artesanato para procurar coisas legais e depois é só liberar a sua imaginação e modificar tudo o que puder! Ou se quiser, procure tutoriais no Google e Youtube! Divirta-se!

– Lista de tutoriais que podem vir a ser úteis –

Caixa decorada com fotos | Mural de rolhas | Tinta Magnética | Estampa com cândida | Estampa psicodélica | Como derreter isopor em casa (com acetona pura, existe outro vídeo do manual ensinando a usar acetona comum)Estampa com lixa

 

Larissa Fogo
por

Larissa Fogo

Otaku e gamer assumida, é uma garota que ama o Japão e tudo referente ao assunto. Joga FPS e lê romances e aventuras. Também é uma futura química (não, não peçam para "cozinhar", porque se bobear, inventa um jeito de queimar até a água). Idolatra a Lara Croft. É uma nerd de todo coração!

Recomendamos para você