DICA DE LIVRO | Conheça Em Águas Sombrias, novo livro da autora de A Garota no Trem!

DICA DE LIVRO | Conheça Em Águas Sombrias, novo livro da autora de A Garota no Trem!

AQUELE LIVRO QUE NÃO PODE FALTAR NA SUA ESTANTE!

Autora do fenômeno “A garota no trem”, Paula Hawkins volta às livrarias no dia 2 de maio, data do lançamento mundial de “Em águas sombrias”. Neste novo romance, ela investiga como as memórias confusas do passado podem enganar e influenciar o presente.

Na pequena e fictícia Beckford, no interior da Inglaterra, o rio que atravessa a cidade é praticamente personagem da trama. É num lugar específico do rio, conhecido como Poço dos Afogamentos, que Nel Abott é encontrada morta.

Outras mulheres já morreram ali, o que vem acontecendo há mais de um século, e Nel vinha se dedicando a um projeto sobre as histórias destas mulheres. Apesar do aparente suicídio, uma investigação é conduzida pela polícia. Jules, a irmã de Nel, é obrigada a voltar para a cidade de onde saiu há muito tempo. Ela precisa cuidar de Lena, a filha adolescente da irmã. Voltar para aquele lugar não é fácil para Jules, dona de um passado cheio de traumas.

Para narrar as histórias de Nel, Jules, Lena e de outras tantas mulheres de Beckford, Paula Hawkins assume as vozes de diferentes personagens, intercalando capítulos sob os pontos de vista de diversos moradores da cidade. Com a mesma escrita frenética e uma abordagem crua dos instintos humanos de “A garota no trem”, mas de forma ainda mais complexa e sofisticada, a autora mostra que, sob a superfície calma de uma pequena e pacata cidade, as histórias traumáticas do passado sempre podem vir à tona.

“Eu gosto da visão que as mudanças de perspectiva podem proporcionar; a forma de ver um evento pelos olhos de diferentes personagens muda nosso entendimento daquele evento, nos dá uma ideia melhor do que realmente aconteceu ou até levanta dúvidas em nossa mente, não apenas sobre o evento em si, mas sobre a motivação dos personagens em contar a história. A história é narrada por múltiplos pontos de vista, embora dessa vez eu tenha bem mais perspectivas e seis narrativas diferentes em primeira pessoa. Necessariamente essas narrativas não são confiáveis, como toda narrativa em primeira pessoa. Todo mundo mente, exagera e esconde, em maior ou menor escala” explica Paula, em entrevista de divulgação. 

Além de falar sobre memória, Paula Hawkins mais uma vez conta uma história sobre mulheres. A autora é hábil em unir tramas de suspense com alto sucesso comercial à discussão de temas relevantes e contemporâneos. Se em “A garota no trem” abordou os relacionamentos abusivos e as nuances da maternidade, neste “Em águas sombrias” fala sobre machismo e misoginia em suas mais diversas formas, e da maneira que a sociedade ainda enxerga as mulheres.

“A garota no trem” já vendeu 20 milhões de exemplares pelo mundo, e 250 mil apenas no Brasil. O livro inspirou um longa-metragem homônimo, protagonizado por Emily Blunt e sucesso de bilheteria. “Em águas sombrias” também já teve seus direitos de adaptação vendidos para a DreamWorks.

Curtiu o livro? Você pode comprar ele AQUI!

Confira também nossa Dica de Livro em Vídeo!

Veja mais sobre Livros

Vinny Romanelli
por

Vinny Romanelli

Viciado em games, animes e action figures (NÃO-SÃO-BONECOS). Esse carioca da gema leva o Japão no coração. Quase um gibi ambulante, futuro marketeiro e chato quando chamam animes e mangás de "desenhos para crianças". See ya Space Cowboys!!!

Recomendamos para você