Dica de App inteligente: ProDeaf

-por , em 04/04 -
Dica de App inteligente: ProDeaf

Olá Coxinhos, tudo bem? Vocês sabiam que existe um software para pessoas com deficiência auditiva? Sim senhores e senhoras, ele se chama ProDeaf. E não pensem que isso é só para pessoas especiais, o software ajuda muito na comunicação de quem não é deficiente auditivo com quem é, também. Vou explicar um pouquinho melhor.

 

Desenvolvida por uma startup brasileira, a ferramenta é a primeira a permitir a tradução de frases em português para Libras (Língua Brasileira de Sinais) por meio de um aplicativo para dispositivos móveis. O aplicativo foi elaborado durante um curso de mestrado em ciências da computação na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) há três anos. Muito legal, né? “Um dos integrantes do grupo é surdo e queríamos criar meios de nos comunicarmos com ele. A partir daí surgiu a ideia de desenvolver um programa que ajudasse surdos e ouvintes”, conta João Paulo Oliveira, CEO da ProDeaf.

 

apliativo

 

O ProDeaf Tradutor oferece serviço de tradução de conteúdo de qualquer website e vídeo institucional para Libras, que é interpretada por um personagem animado em 3D e personalizável. Caso o conteúdo do site seja alterado, o software ProDeaf permite que a tradução seja refeita de forma rápida e facilmente ajustável. O mais legal do aplicativo, além de ser uma forma fantástica de inclusão digital, é que ele se vende praticamente sozinho, no quesito divulgação – gostando, uma pessoa indica para outra e por aí vai, é uma forma super inteligente de atingir o público de modo geral.

 

Aprenda Libras! O aplicativo estará disponível nas principais lojas, para as plataformas iOS, Android e Windows Phone, de forma gratuita. E quem não tem nem um tipo de deficiência, também pode incrementar seus conhecimentos e, através do app, aprender libras de forma super dinâmica e divertida, que tal?

 

O aplicativo! Nesta versão 1.0, o aplicativo utiliza o reconhecimento de voz do smartphone para traduzir a fala para Libras com o auxílio de um avatar. O app usa uma base de dados com cerca de 3.700 sinais. Mas a empresa pretende ampliá-la incluindo também sinais específicos de determinadas regiões do país. “Mais de 40 surdos avaliaram a primeira versão do aplicativo e não tivemos aprovação deles. Refizemos uma nova versão que ficou bacana e foi aprovada. Mas mesmo com esse lançamento nosso trabalho não para. Ainda vamos melhorar a base de dados, tradução, serviços. Inclusive já trabalhamos na versão 2.0 com novos avatares”, disse João Paulo Oliveira.

 

A startup também lançou uma ferramenta web que permite aos surdos e intérpretes cadastrarem novos sinais em uma plataforma online com ajuda do sensor Kinect. A ferramenta reconhece como é o sinal e salva seu movimento no software do ProDeaf, ampliando assim seu banco de dados, também traduz sites para Libras.

 

Assista ao vídeo:

 

 

Acesse o site oficial do aplicativo e entenda mais sobre ele!

 

Participe da promoção!

 

game of thrones

 

Perfil Hélida

Hélida Garcia

Com este aplicativo ficou fácil aprender Libras ^_^
(Libras é uma língua brasileira reconhecida mundialmente)
Facebook | Twitter

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você