No dia 04 de setembro, é comemorado o Dia do Currywurst, um dos principais símbolos gastronômicos da Alemanha, principalmente de Berlin. Reza a lenda que a combinação de salsicha fatiada coberta com molho curry e acompanhada por batatas fritas ganhou as ruas da cidade em 1949, pelas mãos de Herta Heuwer, que criou a primeira lanchonete especializada no prato. A mistura de ingredientes simples e de diferentes regiões do mundo aconteceu por conta da 2ª Guerra Mundial, quando a comida era escassa e era necessário usar a criatividade na hora da alimentação.

Desde então, o currywurst ganhou os paladares do mundo todo, até chegar em Pinheiros, no Fast Berlin, bar e restaurante especializado em comida de rua alemã, como um de seus carros-chefe. Em homenagem a data, no dia 04, todos que pedirem o prato ganharão um chope Paulistânia (300ml) Pilsen, tipo que melhor harmoniza com a comida. Se eu morasse em São Paulo, com certeza, hoje a noite, estaria lá na Fast Berlin, tomando uma deliciosa cerveja e comendo salsichas com batata frita! Mas, como estou no Rio, vou só indicar isso para vocês e ir dormir cheia de inveja, ok? 🙂

Não conhece a Fast Berlin? Localizado na Rua Mourato Coelho, 24, o Fast Berlin tem como anfitrião o alemão Peter Werny, que abriu em maio seu bar e restaurante especializado no prato mais famoso das ruas da capital alemã, o Currywurst – salsicha ao molho de curry acompanhada de batata frita. Aberto no almoçoe happy hour – até altas horas da noite aos finais de semana -, apresenta a cidade de Berlin nos pratos que os alemães comem nas ruas, na bebida mais característica do país, na decoração e na cultura. Leo Gonçalves, do projeto Quero Ser Cozinheiro, foi o nome escolhido para a criação do menu gastronômico, o Genuine German street food. Já o visual foi assinado pelos sócios Tony Guedes e Marcio Lopes do escritório +55 Arquitetura, que se inspiraram na contemporaneidade e no “clima” da cidade que, entre outras coisas, defende o uso da bicicleta e do transporte público. O novo espaço de São Paulo está a uma quadra da Estação Fradique e tem entre seus símbolos uma bicicleta göricke pendurada na parede central e um paraciclo instalado à frente, na calçada.

Se você quiser saber mais novidades sobre o mundo nerd/pop/gastronômico, acompanhe a gente pelas redes sociais e inscreva-se em nosso canal no Youtube! 🙂 Os links estão aqui embaixo! Beijos!

Facebook Instagram Snapchat Twitter Youtube

Compartilhe: