Hoje em dia parece que existe dia de tudo. Dia das mães, da criança, do avô, do carteiro, do filho bastardo. Dia da mentira, do índio, do jornalista, dos canhotos. Enfim, todo dia é dia de alguma coisa (e, algumas vezes, de toda uma gama de coisas). Descobri neste final de semana que sábado, dia 13 de Abril, foi o Dia do Beijo. Eu acho isso tudo uma grande palhaçada e, como um nerd solteiro que não pega ninguém, eu sei que vou me sentir muito mal por não conseguir beijar ninguém nesse dia fatídico.

 

Mas, o fato é que este final de semana tivemos o dia do beijo. Eu já fiz uma homenagem a esse dia ao escrever sobre Beijos e Tiros na última semana (juro que não sabia que o dia do beijo estava chegando e que foi só uma coincidência), mas eu gostaria de fazer ainda mais uma homenagem para todos os casais apaixonados e dizer que devemos cultivar o amor e a troca de fluídos corpóreos. Por isso, eu organizei uma pequena lista com o que eu considero serem 5 dos beijos mais emblemáticos da cultura nerd.

 

HomemAranha

 

Ano passado estreou o Espetacular Homem Aranha, com Andrew Garfield e Emma Stone. Porém, antes disso, o diretor Sam Raimi dirigiu uma trilogia do herói aracnídeo. No primeiro episódio da trilogia, o Homem-Aranha (Tobey Maguire), beija sua amada Mary Jane Watson (Kirsten Dunst).

 

O beijo acontece depois que ele salva a donzela de um assalto. Além de ter sido em baixo da chuva (o que torna todo beijo pelo menos uns 30% mais românticos), ele aconteceu quando o super-herói estava pendurado de cabeça para baixo em sua teia. Isso se tornou meio que uma marca registrada do filme e, depois disso, inúmeros casais se beijavam de cabeça para baixo (geralmente deitados) e chamavam de “Beijo do Homem Aranha”.

 

Doisneau

 

Essa foto, tirada em 1950 pelo fotógrafo Robert Doisneau, é considerada a foto mais vendida da história. Essa foto aconteceu por acaso, quando o fotografo estava tomando um café e avistou o casal de beijando apaixonadamente. Foi um acaso bem fortuito, pois essa é uma das fotos mais famosas do mundo e esse é, com certeza, um dos beijos mais emblemáticos da história.

 

O fotografo, Robert Doisneau, nasceu dia 14 de abril (o dia seguinte ao dia do beijo) do ano 1912, na França. Durante os 81 anos de sua vida, ele se tornou um dos fotógrafos mais populares da França, sendo conhecido por sua modéstia e imagens irônicas, misturando as classes sociais das ruas e cafés de Paris. Faleceu no dia 1 de abril de 94.

 

BrancadeNeve

 

A Branca de Neve (Sneewittchen, no original) foi escrito em 1812 pelos famosos irmãos Grimm. Nesse conto de fadas (que é um dos mais famosos até os dias de hoje), uma rainha malvada, ao descobrir que uma belíssima donzela de pele branca como a neve é considerada a mulher mais bela do reino, confabula inúmeros planos para matá-la. Ela acaba sendo parcialmente bem sucedida ao encantas uma maça com um poderosíssimo veneno que coloca a Branca de Neve em um sono profundo do qual nem os sete anões conseguem fazer ela acordar. Eventualmente, um príncipe encontra a donzela e se apaixona.

 

Na versão original, o príncipe resolve levar o caixão da moça para casa e, no caminho, sua carroça bate em uma raiz de árvore e balança. Esse balanço faz com que o pedaço da maça que estava na garganta da garota seja desalojado, fazendo ela acordar. Não é tão romântico não é mesmo? A Disney concorda com você e, em 1937, ela lança um desenho animado chamado “A Branca de Neve e os Sete Anões”. Esse desenho, o príncipe precisa dar um beijo de amor verdadeiro para poder livrá-lo da maldição. Esse beijo é emblemático pois simboliza o poder que o amor tem de causar mudanças e de vencer as adversidades. Com um beijo, que é considerado a demonstração de amor mais pura que existe, o príncipe foi capaz de dissipar a maldição e salvar a princesa.

 

RomeueJulieta

 

Uma das primeiras tragédias escritas por Shakespeare, Romeu e Julieta conta a história de…. Ah, por favor, vocês sabem qual a história de Romeu e Julieta, não é? A velha história do amor proibido entre dois jovens de famílias rivais, fadados a nunca ficarem juntos se não na morte. Bem, eu estou tomando uma liberdade poética ao incluir essa entrada no post. Não estou me referindo a um beijo em si, mas sim a o que o beijo representa. Do mesmo como em que, no caso da Branca de Neve, o beijo representava a capacidade do amor vencer os obstáculos, no caso de Romeu e Julieta, o beijo dos dois representava o amor proibido.

 

O amor entre os dois era algo que não seria aceitado entre as famílias. A rivalidade entre as famílias Capulet e Montague era intensa e os dois jovens sabiam que, se tentarem ficar juntos, iriam sofrer por conta desse amor. E, mesmo assim, eles escolheram o amor. O sentimento entre os dois era tão intenso e verdadeiro, que eles não estavam dispostos a deixar a rixa entre as duas famílias ficar entre o caminho de sua felicidade. Eles acabaram morrendo (eu teria medo de dar Spoilers mas, como disse, todo mundo conhece essa história), porém, eles escolhem morrer juntos, do que viver separados.

 

RosseRachel

 

Ah vai me dizer que vocês não tinham previsto isso? O beijo de Ross e Rachel é provavelmente um dos beijos mais emblemáticos dos últimos 50 anos. Nós acompanhamos uma temporada inteira de Ross apaixonado por sua amiga. No final da primeira temporada, Rachel descobre os sentimentos do amigo e resolve ir ao aeroporto declarar-se para ele, só para conhece Julie, o nova namorada de Ross.

 

Ai então nós temos que acompanhar mais meia temporada em que os dois não ficam juntos, até que Ross descobre os sentimentos dela por ele e, em uma noite quando Rachel está terminando de fechar o Central Perk, ele a beija. Todo nerd se identifica com esse beijo. Todo mundo que já foi posto na friendzone de alguém vê esse beijo como uma luz no fim do túnel. Ele nos dá a esperança de que, um dia, nós podemos ser como Ross, e beijaremos a nossa melhor amiga e cara-metade. O relacionamento dos dois foi tão emblemático, que hoje em dia quase todas as séries seguem a mesma fórmula de formar uma casal na primeira temporada e ficar nesse “termina e volta”, para que acompanhemos a série até o final.

 

Perfil Bruno

Bruno Machado

E aí? Alguém está afim de me beijar?
Facebook

Compartilhe: