Depois de alguma festa, churrasco, final de semana, feriado ou até mesmo férias, sempre temos aquele peso na consciência por ter exagerado um pouquinho na comida, na besteira ou em bebidas alcoólicas. Bom, nem tudo está perdido, você sempre tem um jeitinho bem simples e bem baratinho para resolver esse momento de relaxamento, sabe como? Limpando seu organismo com alimentos e hábitos saudáveis, quer aprender um pouquinho?

Depois desses momentos de relaxamento e laser, é bem comum que ganhemos um pouquinho de peso ou então que sintamos nosso corpo pelo menos um pouquinho inchado. Sorvetes, refrigerantes, bebidas alcoólicas, frituras e guloseimas à beira mar, por exemplo, fazem parte do cardápio diário ou momentâneo de algumas pessoas. Para que o organismo se recupere de tamanha agressão, é importante haver, nos dias seguintes, repouso e uma alimentação bem adequada à base de alimentos e bebidas leves. O processo de desintoxicação envolve a retirada de alimentos industrializados do cardápio, além de refinados, ricos em sal, cafeína, açúcares e aqueles providos de aditivos alimentares e gorduras prejudiciais à saúde.

O objetivo da desintoxicação é eliminar do cardápio, por alguns dias, todos os compostos que comprovadamente prejudicam o organismo, causando inchaço, elevando as taxas de colesterol e triglicerídeos e propiciando o aumento da gordura corporal. Esse tipo de alimentação pode ser usada somente por períodos curtos, ou seja, por até 3 ou 5 dias, pois pode comprometer a saúde, uma vez que geralmente não existe um equilíbrio nutricional e as necessidades individuais de cada pessoa muitas vezes não são atendidas plenamente. Dessa forma, esse tipo de dieta é contra indicada para grávidas, idosos, crianças e pessoas com doenças cardíacas, hipertensão arterial, diabetes e etc.

dieta desintoxicante

Uma dieta de desintoxicação saudável deve ser baseada em frutas, vegetais e líquidos, e deve estar sempre associada a alimentos proteicos de baixas calorias. Veja a seguir, algumas dicas de como praticá-la:

– Consuma muitas frutas, hortaliças e sucos de frutas ao longo do dia (à vontade); não consuma batata, mandioca, abacate e beterraba;

– Tempere a salada com limão, ervas, vinagre e utilize pouco sal;

– Faça sucos naturais, sem açúcar;

– Pela manhã, não deixe de consumir 1 copo de leite ou iogurte desnatado;

– Coma 1 porção (100g) de carne magra no almoço e outra no jantar (peixe ou frango sem pele); prepare-os cozidos ou grelhados;

– Consuma duas porções de cereais integrais (granola, barrinha de cereal, aveia, etc);

– Tome muito líquido durante o dia (pelo menos 2 litros). Vale água, água de coco e chás sem açúcar;

– Uma dica preciosa é consumir os chás derivados da planta Camellia sinensis (chás verde, branco ou vermelho) que por serem diuréticos ajudam na eliminação de toxinas pelo corpo mais rapidamente;

– Alimente-se de 3 em 3 horas.

reeduque sua alimentação

Após o processo de desintoxicação, é importante retomar a alimentação equilibrada, que oferece todos os nutrientes que o organismo necessita para a manutenção do peso corporal, além da saúde física e mental. Se você está acima do peso e precisa reeducar os hábitos alimentares, veja a seguir algumas dicas que poderão ajudá-lo(a):

– Faça algumas trocas como laticínios integrais por desnatados/lights e queijos amarelos por queijos magros.

– Prefira carnes magras (peixe e peito de frango são os mais adequados), dando preferência aos grelhados, assados e cozidos.

– Corte as frituras do cardápio.

– Os doces são muito calóricos, então prefira as frutas e gelatina diet na sobremesa.

– Antes de devorar o prato principal, coma um belo prato de salada, e não esqueça também de aumentar a ingestão de frutas e água (pelo menos 8 copos ao dia). Chá verde gelado pode ser uma ótima opção nesses dias quentes.

– Mexa-se: exercícios espontâneos (subir escadas, por exemplo) e programados (caminhar, pedalar, nadar, etc) são fundamentais para a saúde e conquista do novo peso. Maiores informações em Jocelem Salgado.