Em abril desse ano a Samsung nos apresentou uma câmera em 360º que chamou atenção não só pelas funções mas pelo seu design confortável e prático. Mas de onde a empresa tirou esse desenho?

A câmera consiste em um equipamento capaz de gravar imagens ou vídeos to todos os ângulos laterais possíveis. Além de uma foto panorâmica, a função permite criar conteúdo para plataformas de realidade virtual. O problema é que a maioria dos outros modelos de câmeras 360 são pouco práticas e muito difíceis de manusear, enquanto o modelo da gigante coreana impressionou pelo seu desenho funcional.

De acordo com os designers da empresa, a inspiração veio dos capacetes usados pelos astronautas. O visual é limpo e funcional, fazendo o aparelho não chamar tanta atenção. Ainda de acordo com eles, não tinham certeza se o conceito daria certo. No entanto, a crescente indústria de realidade virtual os tornou cada vez mais confiantes sobre as oportunidades que as câmeras de 360 graus poderiam criar.

A maior dificuldade no processo de criação foi não saber como deixar a câmera a mais intuitiva possível. Como ela grava em todos os ângulos, era necessário colocar mais de uma lente sem atrapalhar o design e a usabilidade do dispositivo. A saída que acharam foi fazer a lente traseira retrátil e colocar um painel LCD na parte de cima do gadget.

O resultado foi positivo: a novidade ganhou a aprovação do mercado e hoje é uma das melhores opções dentre as câmeras 360 do mercado. Todo o trabalho de design funcionando em conjunto com a criação do hardware mostrou que esse trabalho costuma render bons frutos, e as empresas precisam adotar essa forma de produção ao invés de cada setor trabalhar separadamente. Com isso tanto a indústria quanto os consumidores só têm a ganhar.

O que você acha do design da Samsung Gear 360? Não deixe de comentar aí embaixo e em nossas redes sociais: é tudo COXINHANERD!

Leia mais sobre Samsung e Tecnologia

Compartilhe: