Demolidor. Esse é um dos personagens em alta no momento. A nova série na Netflix? Altamente elogiada! Mas, o quanto você sabe sobre ele? Os grandes fãs de quadrinhos sabem muito (talvez até me corrijam se me equivocar por aqui), mas eu notei que muitas pessoas só conheciam o nome ou nem tinham ideia das principais características do personagem! E não vou mentir, me incomodou… Não sou uma profunda conhecedora, longe disso, mas quando algo atrai minha atenção, eu gosto de saber mais e vou atrás disso! Por isso, eu quis aprofundar o que eu sabia sobre ele e, agora, trago pra vocês!

O nome original do personagem é Daredevil, que se traduzirmos ao pé da letra, significa destemido, ousado. Foi criado por Stan Lee e Bill Everett e sua primeira aparição já foi em uma revista própria, Daredevil #1. Sua verdadeira identidade é Matthew Michael Murdock, apelido “Matt”. Também é conhecido como O Homem Sem Medo, Michael “Mike” Murdock, Jack Gladiador, Capitão Universo, Laurent LeVasseur. É humano, ganhou seus poderes em um acidente, e vive no bairro Hell’s Kitchen, em Nova York.

O QUE O LEVOU A SER UM HERÓI?

Nosso Matt é filho de Jack Murodock, um boxeador que quer uma vida melhor para o filho e o incentiva a estudar. Para não desapontar o pai, ele segue o seu desejo, mas treina escondido, então aprende o que vem a usar anos depois. Os seus poderes chegaram na juventude, quando salvou um velhinho de ser atropelado por um caminhão transportando material radioativo. Nesse momento o caminhão derrapou e parte do resíduo tóxico se derramou, atingindo o seu rosto. Foi assim que ele acabou cego (sim, cego! Você talvez conheça essa peculiaridade do herói mas, acredite, há quem nem imagine! Afinal, conceber a ideia de um herói deficiente visual é meio difícil pra maioria das pessoas e EU ENCONTREI ALGUMAS DELAS! Sei do que estou falando…), mas também com os seus outros quatro sentidos restantes aguçados.

Demolidor curiosidades

Se você conhece ou já viu quatro cascudos ninjas acompanhados de um rato gigante, saiba que foi nesse acidente que eles tiveram contato com o Ooze! Os criadores das Tartarugas Ninjas homenagearam Demolidor ao colocar o ponto crucial das origens dos cascudos no mesmo evento em que a vida dele mudou para sempre! 😉

Esses sentidos aguçados supriram a necessidade da visão pois, como diz uma boa explicação que eu encontrei pra descrever como eles ficaram, “ele é capaz de ler um livro passando os dedos sobre as letras, sem ser em braile (tato), identificar pessoas pelo odor (olfato), consegue dizer exatamente quantos grãos de açúcar existem em uma rosquinha (paladar) e a sua audição, que foi o sentido mais aprimorado no acidente, lhe permite ouvir o zumbido de um mosquito a quilômetros de distância, além de ter se tornado uma espécie de radar”. Mas esses supersntidos também são a sua grande fraqueza: se ele receber  estímulos sensoriais em grande excesso, pode ficar desorientado…

Mas mesmo ganhando essas características, ele só resolve se tornar um defensor depois, quando o pai é assassinado e ele deseja vingança. É só então que ele assume o titulo de Demolidor e começa sua jornada, primeiro se vingando e depois resolvendo seguir com as caçadas noturnas ao crime. Caça que ele também realiza durante o dia, como seu verdadeiro eu, que é um advogado que se esforça para ver punidos os culpados.

Inimigos Demolidor

No inicio, os inimigos do Demolidor eram pequenos e sem destaque. MAS, eram peões de peixes grandes… As ações dele por fim incomodaram os grandes e assim ele se tornou inimigo de “pessoas de peso”! (Tá… Pra quem conhece, isso foi uma piadinha infame!) Os principais inimigos dele são Wilson Fisk, o Rei do Crime (razão da piadinha, já que o cara é… Bem, pesado!), que praticamente se forma no contexto das histórias do Demolidor, pois nas primeiras ele surge como um bandido menor, que ascende ao aniquilar seus lideres e,  você vai encontrá-lo em outras histórias da Marvel, como as do seu amigo de sempre, o Homem Aranha! E, o falado Mercenário, que eu considero seu pior inimigo, pois adora atacar o herói onde mais dói, no coração, pois já matou duas de suas mulheres, Karen Page e Elektra, e em outras ocasiões atentou contra a vida de outras duas,Viúva Negra e Milla, sua ex-esposa.

***CURIOSIDADE*** A esposa Milla foi inspirada na esposa de um dos maiores desenhistas da revista, Alex Maleev.

Amigos e aliados do demolidor

Seu principal parceiro é Franklin “Foggy” Nelson, que também é seu melhor amigo e sócio no escritório de advocacia “Nelson & Murdock”. Também Peter Parker , o Homem Aranha (olha o seu amigo de sempre ai novamente!), que é seu maior aliado. Eles confiam tanto um no outro que revelaram suas identidades entre si.

Podemos listar aqui também a ninja Elektra Natchios (uma das namoradas citadas),  Ben Urich (o primeiro “civil” a descobrir a identidade do herói), o vigilante Luke Cage, Punho de Ferro, o vilão Elektro e Namor, o Principe Submarino. Também é amigo de Jennifer Walters, a Mulher-Hulk e Bruce Banner, o Hulk (o qual ele até defendeu em um julgamento).

Por vezes até se agrupa com outros heróis, como os Novos Vingadores e Os Defensores, mas prefere trabalhar sozinho na minha opinião.

Demolidor série Netflix

Atualmente conta com uma série na Netfix, muito elogiada! A série, que se passa após os acontecimentos de Os Vingadores (2012) e antes de Vingadores: Era de Ultron (2015), está recheada de easter eggs do universo Marvel e, devido ao sucesso, já se fala da possibilidade do personagem talvez aparecer na Guerra Civil! 😉

Mais curiosidades demolidor

Demolidor não foi o primeiro herói cego, essa honra cabe ao Doutor Charles McNider, o Doutor Meia-Noite, da DC.

Matt Murdock é um dos poucos heróis declaradamente religiosos! Por influência do seu pai, ele é um católico fervoroso e isso sempre rende bons dilemas e ótimas cenas nos quadrinhos!

E é isso, meu povo! O herói tem mais, muito mais pra ser mostrado, mas minha intenção era esclarecer as origens e as principais características! Se você quiser acrescentar algo, ou perguntar algo, ou até corrigir algo, fique a vontade e deixe seu comentário! Beijinhos e até o próximo herói!

Compartilhe: