Olá Coxinhos! Qual brasileiro não gosta de um feijão bem saboroso? Esta receita aqui é ao forno, muito mais saudável! Tudo bem que todo dia não é nem indicado pelos nutricionistas, mas aos finais de semana, há quem não abra mão de uma tradicional e deliciosa comidinha brasileira. E é pensando nisso que resolvi compartilhar esta receita com vocês, porque fugir do tradicional é totalmente compreensível, né?

 

Vocês conhecem a história do feijão? No Brasil, os índios, por volta do século XVI, chamavam o feijão de “comanda”, eles comiam com farinha. Quando os portugueses aqui chegaram, agregaram a esta refeição e a espalharam por todo o Brasil. Os portugueses trouxeram receitas para o Brasil alguns ingredientes como orelha, focinho, rabo e linguiça de porco. O feijão também faz parte do prato principal da culinária brasileira que é a feijoada. Ha quem diga que a feijoada começou a ser feita nas senzalas a partir de 1.549 com a chegada dos primeiros escravos da África.

 

Ingredientes

 

1/2 Kg de feijão / 6 colheres (sopa) de azeite / 3 dentes de alho picados / 1 Kg de cebola cortadas em rodelas / 1/2 Kg de lingüiça calabresa fresca / 100g de bacon cortado em cubos / 3 xícaras (chá) de farinha de mandioca / Sal e pimenta a gosto / Salsa picada a gosto

 

Modo de preparo – Cozinhe o feijão até ficar macio. Em uma panela, aqueça 3 colheres de azeite, doure o alho e coloque o feijão. Deixe cozinhar até engrossar o caldo. Em uma frigideira, aqueça o restante do azeite e doure a cebola. Reserve. Na mesma frigideira, frite a lingüiça e o bacon. Reserve. Unte um refratário, coloque metade do feijão e por cima metade da farinha de mandioca, temperada com o sal, a pimenta e a salsa. Distribua a lingüiça com o bacon. Coloque o restante do feijão e por último o restante da farinha de mandioca. Leve ao forno preaquecido a 200º durante 30 minutos. Sirva em seguida com arroz.

 

Dicas e informações – Se quiser, substitua o feijão por lentilha ou grão-de-bico. Esta receita rende 10 porções e cada uma delas tem, em média, 487 calorias.

 

Você vai gostar também de:

 

feijoada light guacamole carne seca com queijo coalho ensopado cremoso

 

Perfil Coxinha

Coxinha Nerd

Eu sei que ainda está cedo, mas essa foto aí me deixou com fomeee!
A favor dos nerds e contra a tirania dos Kibes.
Facebook | Twitter

Compartilhe: