Olá Coxinhos, hora de falar de comida! Você conhece as Batatas Iyonnaises? Elas são uma receita francesa clássica, onde as rodelas de batata são cozidas com cebola para fazer um acompanhamento delicioso para um prato principal vegetariano. Durante a preparação desta receita de Batatas Iyonnaises, se as batatas escurecem ligeiramente enquanto estão a ferver, deve-se juntar uma colher de suco de limão à água de cozedura. Estas deliciosas batatas devem acompanhar uma receita de beringelas recheadas, ou uns saborosos folhados de cogumelos.

 

Esta receita possui a seguinte composição: 277 calorias | 04 g de açúcares | 05 g de proteínas | 12 g de gorduras | 40 g de Hidratos de Carbono | Rendimento para 06 pessoas.

 


Ingredientes

 

1,25 kg de batatas / 4 colheres de sopa de azeite / 25 g de manteiga / 2 cebolas, às rodelas / 3 dentes de alho, esmagados (opcional) / Sal / Pimenta / Salsa, picada, para guarnecer

 


Modo de preparo

Corte as batatas em rodelas de 5 mm de espessura. Ponha numa grande panela com água com sal e deixe ferver. Tape e deixe cozinhar, em lume brando, durante 10-12 minutos até estarem tenras. Evite que ferva muito rapidamente para que as batatas não se desfaçam e percam a sua forma. Depois de cozidas, escorra bem. Enquanto as batatas estão a cozer, aqueça o azeite e a manteiga numa frigideira muito grande. Junte as cebolas e o alho, se usar, e cozinhe em lume médio, mexendo frequentemente, até as cebolas estarem macias. Adicione as rodelas de batata à frigideira e cozinhe com as cebolas, mexendo ocasionalmente com cuidado, durante 5-8 minutos, até as primeiras estarem bem douradas. Tempere as batatas lyonnaises a gosto com sal e pimenta. Polvilhe com a salsa picada para servir. Se desejar, transfira as batatas e as cebolas para uma assadeira e mantenha quente em forno brando até servir.

 

Compartilhe: