Olá pessoal, tudo bem? Hoje a receita do dia é especial, é engordiet e requer muita força de vontade para não sair correndo para fazer agora mesmo! Uma deliciosa pizza enrolada que vai deixar todo mundo de boca aberta e até mesmo o pessoal do Pizza Hut com ciúmes, vai por mim. Esta receita é divertida e diferente, exatamente o que precisamos para animar o final de semana com petisquinhos saborosos. Vamos que vamos!

 

Você sabia que… A história da pizza começou com os egípcios.1 Acredita-se que eles foram os primeiros a misturar farinha com água. Outros afirmam que os pioneiros são os gregos, que faziam massas a base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes. A novidade foi parar na Etrúria, na Itália. Ao contrário do conhecimento popular, apesar de tipicamente italiana, os babilônios, hebreus e egípcios já misturavam o trigo e amido e a água para assar em fornos rústicos há mais de 5000 anos. A massa era chamada de “pão de abraão”, muito parecida com os pães árabes atuais, e recebia o nome de piscea.

 

Ingredientes

 

250 g de farinha de trigo | 1 e 1/2 colher (sopa) de açúcar | 1/2 colher (sopa) de sal | 15 g de fermento biológico fresco | Água o suficiente até dar o ponto (aproximadamente 130 ml) | 100 ml de molho de tomate | 200 g de queijo mussarela ralado | 200 g de presunto picado | Orégano a gosto

 

Modo de preparo – Em uma tigela, coloque a farinha de trigo, o açúcar e o sal. Misture bem e reserve. À parte, dissolva o fermento na água morna e adicione na mistura de farinha. Misture até obter uma massa homogênea. Em uma superfície polvilhada com farinha, coloque a massa e sove até que fique lisa e elástica. Deixe crescer em uma tigela untada com óleo. Cubra com um pano ou saco plástico, por 1 hora ou até dobrar de volume.

 

Retorne a massa para a superfície enfarinhada, abra-a com um rolo, até obter um retângulo de aproximadamente 30 x 40 cm e espalhe o molho de tomate. Em uma tigela, misture o queijo, o presunto picado, o orégano, distribua sobre a massa e enrole como um rocambole. Para colar a ponta da massa, pincele 1 ovo batido e grude as pontas. Corte fatias com 2 cm de espessura cada. Em uma assadeira untada e enfarinhada, coloque as fatias separadamente, deixe crescer uns 20 minutos. Em seguida leve ao forno preaquecido a 200°C e asse por 40 minutos ou até que fiquem douradas.

 

Dicas e informações – Asse no forno baixo para não queimar. Esta receita rende 12 porções e cada uma delas tem, em média, 195 calorias.

 

Perfil Coxinha

Coxinha Nerd

Fala sério se não dá vontade de comer uma dessas agora mesmo?
A favor dos nerds e contra a tirania dos Kibes.
Facebook | Twitter

Compartilhe: