Olá pessoas! Olha que delícia de Charlote que a Amanda trouxe para nós hoje, parece que nossa colaboradora gostou mesmo desta coluna e resolveu compartilhar seus dotes culinários com todos nós. Ainda bem, adoro muito. Quem resiste a um bom doce? Então, hoje, vou passar pra vocês mais uma receita que eu aprendi num programa de televisão e fiz em casa no mesmo dia. E, gente, fica uma D-E-L-Í-C-I-A!!!

Para os que adoram uma história: A Charlote Russe ou charlota russa é uma sobremesa que faz parte da culinária russa. Não é mais do que a ligação entre palitos à la reine com um creme aromático feito com chocolate e café. Esta sobremesa foi criada em São Petersburgo e, por essa razão, entrou na história da culinária com o nome de Charlote Russe. O seu criador foi Antoine Carême (1784-1833), chef francês que a criou para os czares.

Ingredientes

2 latas de leite condensado/ 4 ovos/ 1 lata de creme de leite/ 3 colheres de sopa de açúcar/ 1 caixa de biscoito champanhe, do tipo açúcar fino/ 5 colheres de sopa de achocolatado em pó/ 1 copo de água/ Lascas de amêndoas a gosto

Modo de preparo – Primeiro, separe as claras das gemas/ Depois, coloque as duas latas de leite condensado com 4 gemas numa panela e leve ao fogo/ Vamos começar a montagem: Coloque primeiro o creme no fundo da travessa e, por cima, “deite” o biscoito champanhe/ Coloque o achocolatado em pó e a água numa panela e leve ao forno até ferver/ Jogue a calda por cima dos biscoitos e depois coloque as lasquinhas de amêndoa por cima/ Bata as claras em neve/ Acrescente o açúcar e bata mais um pouco/ Agora jogue o creme de leite e misture delicadamente, sem bater/ Jogue este creme branco por cima do biscoito/ Pra decorar, dê uma douradinha com o maçarico culinário/ E por fim, coloque na geladeira

Dicas e informações – Quem não tiver o maçarico culinário em casa (como eu), pode fazer sem. Fica gostoso do mesmo jeito!

Compartilhe: