Se você um dia pensou que Dark se tratava somente de viagem no tempo, muito se enganou. Além de abordar elementos científicos, a série Sci-fi, com um pé no suspense, carrega consigo, diversos elementos que fazem referência a mitologia e a Bíblia.

Jonas e Martha, basicamente representam a dualidade do universo descrita pela física, ao mesmo tempo que também carregam a mitologia grega sobre Ariadne, e biblicamente podem ser ser comparados até à Adão e Eva. Explodiu a cabeça? Então vem comigo conhecer outras referência abordadas na série:

LABIRINTO DE ARIADNE
Na mitologia Grega, Ariadne é filha do Rei Minos de Creta, que a coloca como responsável do labirinto, onde em seu centro, existe um Minotauro, usado para ritual de sacrifício.
Ariadne apaixonada por Teseu, ajuda seu amado atravessar o labirinto e matar o Minotauro com o auxilio de um fio de novelo vermelho, que juntos escapam de Creta.

Tal relação se assemelha aos fios vermelhos que estão na caverna e ajudam Jonas em sua trajetória. Inclusive, o mesmo fio é usado durante a peça que Martha interpreta na escola.

REI EGEU
Ainda dentro da história de Ariadne, Teseu após sair do labirinto, abandona Ariadne e segue para sua casa. Devastado esquece de avisar ao pai sobre a morte de Minotauro, por conta disso, o Rei Egeu se suicida, achando que o filho foi morto.

Tal feito pode se assemelhar ao Michael, que se suicida no início da série. Bem como o fato de Jonas abandonar Martha para seguir algo que precisa fazer por conta do Apocalipse.

ADÃO E EVA
O monólogo de Martha, que ela interpreta na escola possui esse trecho:

“O fio, vermelho como o sangue, junta todas nossas ações. Ninguém consegue quebrar os nós. Mas eles podem ser cortados. Ele cortou nossos, com uma lâmina afiada. Porém algo ficou para trás que não pode ser cortado. Uma ligação invisível.”

Tal descrição, não somente se refere ao que falamos anteriormente traçando um paralelo com o Labirinto, Ariadne e o Minotauro; como também com a passagem bíblica de Adão e Eva e a criação do Paraíso.

A descrição sobre nós sendo quebrados é a mesma usada por Adão, quando descreve seu plano para criar um “Novo Paraíso”.

Além disso, na segunda temporada vemos que Jonas adota uma persona intitulada “Adam”, este por sua vez se vê como criador da humanidade.

NOAH
Curiosamente Noah significa Noé, que foi escolhido por Deus para construir a arca, salvando a si, sua família e os animais de uma catástrofe.

Noah na série, foi escolhido por Adam, para iniciar as escavações da passagem do Sic Mundus em 1921. Ele é praticamente a pessoa escolhida para fazer com que todo o ciclo continue se perpetuando.

A TÁBUA DE ESMERALDA
É conhecida como a detentora de todos os segredos essenciais da matéria e àquela que originou a alquimia.

Noah, um dos seguidores de Adam, e possui os escritos da Tábua tatuado em suas costas.

SIC MUNDUS CREATUS EST
Responsável por um grupo intitulado Sic Mundus, Adam tem em sua sala um enorme quadro, que é conhecido como “A queda dos Anjos Rebeldes”.

Sic mundus creatus est é uma frase, que existe dentro dos escritos da tábua de esmeralda, que em sua tradução quer dizer “Assim o mundo foi criado“.

TRIQUETA
A triqueta é um símbolo pagão, que na série interliga 3 linhas temporais. É visto pelos cristãos como a representação da santíssima trindade, logo, admite que há três pessoas em um só Deus (Pai, Filho e Espírito Santo).

Dark, foi a primeira produção Alemã para a plataforma. Criada por Helmer Baran bo Odar Jantje Friese; tem em seu elenco Louis Hofmann, Oliver Masucci, Jördis Triebel, Maja Schöne, Sebastian Rudolph, Anatole Taubman, Mark Waschke, Karoline Eichhorn, Stephan Kampwirth, Anne Ratte-Polle, Andreas Pietschmann, Lisa Vicari, Angela Winkler Michael Mendl.

O terceiro ano ainda não tem sinopse divulgada.

Dark é uma série de origem Alemã que é introduzida com o desaparecimento de duas crianças. Isso leva a uma série de eventos do passado, presente e futuro de quatro famílias que vivem na mesma cidade. 

Todas as duas temporadas de Dark estão disponíveis na Netflix. A terceira temporada estreia dia 27 de junho.

Aproveitem para conferir nossa playlist da séries!

LEIA MAIS SOBRE SÉRIES