Olá Coxinhos, tudo bem? Então, como todos sabem, nós aqui da Coxinha Nerd curtimos muito uma boa partida de RPG. Estamos falando daquele RPG de mesa mesmo, bem tradicional, com dadinhos, fichas e muita história para contar. Esta semana tive a idéia de montar um jogo com a temática direcionada para a segunda guerra mundial. Como as pessoas que eu jogo tem uma vasta experiência com o D&D tradicional (dentre outros jogos), eu sempre estive meio apreensiva de me introduzir no mundo dos mestres. Sempre fiquei bem restrita ao mundo dos players. Bom, resolvi deixar o medo de lado e fazer o jogo que eu sempre quis – A Segunda Guerra Mundial. Meu primeiro desafio foi encontrar o sistema ideal, já que considero as regras do D&D muito boas e não queria nada muito diferente delas… Pesquisei um pouquinho e achei o D20 Modern – um sistema totalmente voltado para os dias atuais que já engloba tudo aquilo que precisamos ter sobre regras básicas antes de abrir um jogo desses… Então nada mais me impede. Agora é mãos à obra.

 

O que eu acho interessante na época sa segunda guerra para abrir um jogo baseado nessa temática? Muito simples. No D&D comum, estamos acostumados ao mundo medieval, onde batalhas e monstros cruzavam nossos caminhos. Nesse tipo de jogo, estamos lidando com uma época não tão distante da nossa, não menos fantasiosa e muito mais perigosa do que podemos imaginar. Tudo bem que não temos dragões e hidras pelo caminho dos aventureiros, mas temos Hitler – tipo poderoso chefão de nível 20 – temos inúmeras tropas, campos de concentração, cidades devastadas pela guerra, bombas de destruição imediata, soldados com motivações pessoais e os dois lados incríveis de tudo isso – o lado alemão e o resto do mundo que estava contra eles. Tem coisa mais fantástica do que lutar contra seus próprios terrores e delírios psicológicos?

 

Os cenários são ricos de informações que podem ajudar ou destruir as motivações dos players. Dependendo de como eu der andamento nesse jogo, tudo pode acontecer…

 

A agressividade de realidade da época da segunda guerra é o terror em si. Não é necessário que os players esperem que orcs ou goblins ataquem suas cidades. Tudo já está acontecendo no cenário e uma simples decisão como “vou ficar em casa e ver qual é” pode fazer com que tudo seu seja saqueado e sua família assassinada. Em tempos de guerra tudo é permitido e tudo é recriminado ao mesmo tempo. Crianças carregam corpos de familiares ou de pessoas de suas cidades, judeus são caçados, morte é comum no dia a dia das pessoas normais.

 

Montar esse jogo vai ser uma viagem no tempo, espero conseguir fazer isso de uma forma bem interessante e motivadora para meus players… Vou dizendo para vocês com o passar do tempo como as coisas estão caminhando… Aposto que muitos irão acompanhar, se divertir e quem sabe… jogar com seus amigos também?

Compartilhe: