Você já curtiu Josh Groban?

-por , em 04/04 -
Você já curtiu Josh Groban?

Coxinha esta semana cheia de novidades! Mais uma coluna de uma nova Coxinha, a @BlogJujubaluba! E adivinha sobre o que ela vai falar? De muita música! Sério, essa Coxinha tá bem divertida mesmo hein? Vamos ao primeiro, de muitos, texto dela! Bem vinda Ju!

 

Pra começar essa coluna, a “Coxinha Musical”, vamos fazer uma espécie de “biografia musical” e falar de um cara que é um fenômeno mundial. Mas aqui no Brasil, as músicas dele ainda não são muito conhecidas (infelizmente, mas isso tem uma explicação: Brasileiro não sabe ouvir boa música e só gosta de lixo que se passa por música). AINDA.

 

Eu descobri as músicas do Josh Groban por acaso. Foi em 2005, através da minha mãe que viu o trecho de um DVD dele em um programa de TV. E como ele completou 31 anos de idade no último dia 27/02, resolvi, como uma homenagem de fã “grobanite” que sou, contar um pouco sobre esse cara com voz de anjo. LADIES AND GENTLEMAN, JOSH GROBAN!

 

Joshua Winslow Groban (mais conhecido como Josh Groban) nasceu no dia 27 de fevereiro de 1981 em Los Angeles (EUA). Josh é cantor, compositor, músico multi-instrumentista, ator e produtor musical. Seus primeiros quatro álbuns ganharam discos de multi-platina. Já vendeu mais de 24 milhões de discos em todo o mundo, e é o artista clássico nº 1 da década de 2000 nos Estados Unidos, segundo a Nielsen SoundScan.

 

Considerado um dos cantores mais expressivos dos Estados Unidos, Josh Groban faz uma mistura de música clássica com a música pop, resultando em um som ímpar e único. Com seus singelos 1,77m, traz consigo não só a firmeza de uma voz madura mas a jovialidade de um rapaz que consegue tocar as pessoas ao redor do mundo com a sua música.

 

Estudante da Bridges Academy ele estudava teatro após o período normal de aulas. Entre 1997 e 1998 ele passou a ter aulas de canto fora da escola, além de a frequentar a Interlochen Center for the Arts, em Michigan, onde recebeu seu diploma em Teatro Musical (Music Theatre). Em 1998 Josh Groban foi apresentado ao arranjador, produtor e ganhador do Grammy David Foster com quem trabalhou como cantor de ensaios para vários eventos, incluindo a posse de Gray Davis como governador da Califórnia em janeiro de 1999 e, no mesmo ano, o Grammy Awards- cantando com Céline Dion a música The Prayer. Vale ressaltar que, nesta época, ele tinha apenas 17 anos. Ele até tentou estudar Drama na Carnegie Mellon University, mas largou a faculdade após apenas 4 meses de curso.

Por causa de seu dueto com Céline, Josh foi descoberto pelo criador da série americana Ally McBeal, David E. Kelley, que criou um personagem especialmente para ele naquela temporada (em 2001): Malcolm Wyatt. O personagem de Groban se tornou tão popular na série que retornou na temporada seguinte e ainda com uma performance de “To Where You Are”.

 

No início de sua carreira, Josh Groban participou de duetos importantes, como:

 

– com Sarah Brightman, cantando “There For Me”, na turnê que originou o DVD “La Luna World Tour”, da própria Sarah.

 

– com Lara Fabian, cantando “For Always”, trilha do filme “A.I. – Inteligência Artificial”. além de ter participado de alguns shows beneficientes organizados por celebridades como Elton John, Muhammad Ali, Bill Clinton, entre outros.

 

O álbum de estréia, “Josh Groban”, foi lançado mundialmente no dia 20 de novembro de 2001. Em um ano exato, conseguiu disco de ouro e de platina duplo. Minhas músicas-destaques desse álbum? “Alla Luce Dal Sole”, “Cinema Paradiso”, “To Where You Are” e “Canto Alla Vita” (com participação especial da banda de pop rock irlandês The Corrs).

 

No dia 24 de fevereiro de 2002, Josh cantou “The Prayer” com a cantora Charlotte Church na cerimônia de encerramento das Olimpíadas de Inverno de Salt Lake City (EUA). Em novembro do mesmo ano, o canal de TV americano PBS produziu um especial que depois se tornou o primeiro DVD ao vivo do cantor, entitulado “Josh Groban In Concert”.

 

O segundo álbum lançado, entitulado “Closer” (que foi escrito e produzido pelo aclamado produtor David Foster, amigo e “descobridor” de Josh Groban) foi lançado no dia 11 de novembro de 2003. Groban disse que esse segundo álbum reflete muito a sua personalidade e seu público teve uma boa ideia sobre sua personalidade ao escutá-lo. “Quando as pessoas querem saber mais sobre mim, elas escutam a minha música. Dessa vez, tentei ‘abrir a porta’ da melhor forma possível. Essas canções são um gigante passo para saberem quem sou e o que a minha música fala. Por isso, o título”.

 

Dois meses após o lançamento de Closer, o álbum foi do 11º lugar ao 1º lugar entre os mais vendidos na lista da Billboard. Os meus destaques desse álbum são “Oceano”, “My Confession”, “Remember When It Rained” e “You Raise Me Up” (que é um cover do cantor Brian Kennedy, que se tornou um dos maiores sucessos de Josh). Nessa mesma época, ele gravou com a cantora Tanja Tzarovska a canção “Remember”, que é trilha sonora do filme Troia e a canção “Believe”, que é trilha sonora da animação O Expresso Polar (foi com Believe que, em 2005, Josh Groban foi indicado ao Oscar na categoria “Melhor Canção Original”). Em novembro de 2004 foi lançado o 2º DVD ao vivo de Groban, entitulado “Live At The Greek”.

 

Seu terceiro álbum de estúdio chama-se “Awake” e foi lançado oficialmente no dia 07 de novembro de 2006. Groban tocou “You Are Loved (Don’t Give Up)” e outras duas canções do álbum Awake em um especial chamado “Live At Abbey Road”, nos estúdios Abbey Road no dia 26 de outubro de 2006. Nesse álbum, Groban teve a colaboração do músico britânico e compositor Imogen Heap no single “Now Or Never” e teve a colaboração do grupo sul-africano Ladysmith Black Mambazo nas canções “Lullaby” e “Weeping”.

 

A “Awake World Tour” visitou 71 cidades pelo mundo entre fevereiro a agosto de 2007. Na época, ele gravou dois duetos: “All I Know Of Love” com a cantora Barbra Straisand e “Over The Rainbow” com a cantora Mireille Mathieu. Quanto ao seu futuro, Groban está aberto a muitas possibilidades. Ele disse: “Tenho a sorte de ter tido muitos momentos realmente grandes na minha carreira. Acho que o erro que um monte de gente na minha posição faz é sempre procurar a próxima grande coisa. Estou ansioso para atuar em alguns pequenos teatros. Eu estou ansioso para escrever mais. Eu quero aprofundar ainda mais na minha carreira de ator e explorar algumas das oportunidades de cinema e TV que eu ainda não tive a oportunidade pra fazer. Minha visão é que esperar o inesperado e quando o próximo passo vem, eu estou preparado para levá-lo adiante “. Groban mostrou interesse em atuar na Brodway.

 

O álbum mais recente de Josh Groban, entitulado “Illuminations”, foi lançado mundialmente no dia 15 de novembro de 2010. A maioria das canções do álbum eram sobre “situações especiais que eu vivi onde o amor existiu e fracassou”. – disse Josh ao The New York Times – “e outras são sobre a busca e não apenas trabalhar para fora.” – Josh escreveu 11 das 13 canções do álbum.

 

O primeiro single, “Hidden Away”, foi disponibilizado para download gratuito no facebook em setembro de 2010. “Pra mim, estar sentado em uma sala com alguns dos músicos do Johnny Cash era algo totalmente novo pra mim. E eu acho que essa excitação está no disco”. No dia 12 de outubro de 2010, foi lançado o segundo single, chamado “Você Existe em Mim”. Foi a primeira canção que Josh cantou em Português e a letra foi escrita por Carlinhos Brown.

 

O jornal “The Washington Post” afirmou: “Illuminations” não é uma revelação, mas oferece perfeitamente e de modo muito lindo, o vislumbre de um artista de crossover pop-clássico no meio de uma travessia. O álbum foi produzido pelo aclamado produtor Rick Rubin. E em 2011 e nos meses do início de 2012, Josh está fazendo shows com a “Straight To You Tour” para promover esse álbum, com apresentações na América do Norte, Europa e África do Sul.

 

Então, que tal ouvir uma música diferente no seu celular/mp3/Ipod? Recomendo totalmente as músicas do Josh Groban 🙂

 

By Juliana Menegussi

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você