O lançamento de Cursed – Lenda do Lago trouxe muitas informações a respeito da lenda do Rei Artur. Para os leigos no assunto, algumas trocas de nomes não irão incomodar. Já os conhecedores dos contos das Brumas de Avalon podem estranhar a linha do tempo escolhida em Cursed.

Embora não seja exatamente uma cópia das histórias de Marion Zimmer, o que não obriga a série a seguir a mesma linha temporal, Cursed escolheu por usar os mesmos nomes das lendas. Nomes como Uther Pendragon, Morgana e Nimueh já apareceram antes e ter escolhido mudar a ordem das histórias pode ter sido um tiro no pé. A história funciona muito bem e quem não conhecer as lendas originais, não verá problema.

Mas afinal, quais foram as mudanças?

O texto a seguir contém spoilers da primeira temporada de Cursed – Lenda do Lago.

Começaremos pela protagonista. Nimueh é a grã-sacerdotisa de Avalon, também chamada de Viviane. Após ter uma visão, ela descobre que o atual rei não terá herdeiros e pede a irmã, Igraine, para gerar um líder.

Em Cursed, a menina é descrita como a conjuradora escolhida pelos ocultos, uma feérica marcada pelo destino. Ela é a Bruxa do Sangue do Lobo e após a perda da mãe, Lenore, recebe a missão de entregar uma espada a Merlim. Nimue não tem irmãs como na história original e ao final do quinto capítulo descobrimos ser filha de Merlim.

Morgana

Nos primeiros capítulos descobrimos que Igraine e Morgana são a mesma pessoa. Enquanto vivia na Abadia de Yvoire, Morgana usava o nome de Igraine para se esconder, mas a história que conhecemos é outra. Nas Brumas de Avalon, Igraine e Morgana são mãe e filha. Igraine foi escolhida pela irmã, Viviane, para gerar um líder com outro homem. Ela é casada com Gorlois e o relacionamento gera uma menina, que recebe o nome de Morgana.

Morgana é humana, como o irmão, diferente do que todas as histórias mostraram. Ela é a personagem central das Brumas de Avalon e se revela uma grande feiticeira. A jovem ainda não ganhou muito destaque na série, apenas após seu encontro com Cailleach..mas será que esse momento irá chegar?

Artur

Até mesmo a história de Artur sofreu modificações. Após a visão de Viviane, Igraine é levada ao encontro de Uther Pendragon. O novo líder precisa ser filho de um homem que use o símbolo do dragão e seja seguidor da Deusa Mãe de Avalon. Uther se apaixona por Igraine e pede a Merlim para que o transforme em uma aparência semelhante a Gorlois, marido da moça. Merlim o faz e ao se deitar com Uther naquela noite, Igraine pensa estar com o marido. A noite gera um menino, que recebe o nome de Artur.

Diferente do que vemos na história, Artur é filho de Uther Pendragon e a série nos mostra dois homens com basicamente a mesma idade. O menino realmente é meio-irmão de Morgana, como dito na trama de Frank Miller , e sobrinho de Nimue.

Os cavaleiros

Por fim, a história nos apresenta a dois cavaleiros misteriosos. O Cavaleiro Verde, batizado com o nome de Gawain, é um dos membros da Távola Redonda do Rei Artur, além de ser seu sobrinho. Ele é filho de Morgause, não apresentada na série, mas que nas histórias é irmã de Artur e de Morgana. Na série, Gawain foi criado junto com Nimue e uma pequena disputa por seu coração é criada entre ele e Artur.

Ao longo dos anos, diferentes versões da história foram contadas e variações surgiram. Artur é pai de Mordred, filho de seu relacionamento incestuoso com sua irmã. Algumas histórias apontam Morgana como a mãe, enquanto outras dizem ser filho de Morgause. O menino é o responsável pelo ferimento que culmina na morte do Rei Artur, morrendo logo depois.

Em um dos últimos capítulos da série, descobrimos que Gawain é irmão do Monge Chorão. Na história, o menino tem três irmãos: Agravain, Gaheris e Gareth, mas nenhum deles sob o nome de batismo do Monge Chorão. Nos últimos minutos da série, descobrimos que o Monge é Lancelote, um dos cavaleiros do Rei Artur

Cursed – Lenda do Lago já está disponível na Netflix.

LEIA MAIS SOBRE SÉRIES