Quem não conhece Jogos Vorazes ainda, precisa correr para se atualizar. A saga já conquistou o mundo, depois de um primeiro filme meio morno, meio lento para quem não era conhecedor ainda da coleção de livros, mas já muito esperado para quem era alucinado pela saga. Tudo começou em 2008, com o lançamento do livro Hunger Games de Suzanne Collins. E o resto, vocês já imaginam o sucesso… O primeiro filme da saga estreou em março de 2012 e já deu tempo de quem ainda não era fã, comprar todos os livros, ler e aguardar ansiosamente pelo segundo filme que estreou mundialmente este ano – que, por sinal, é ótimo – vide nosso review aqui!

Suzanne Collins é uma escritora norte americana que escreve livros e roteiros para a televisão. Ela ficou bem mais conhecida depois da autoria dos três livros dessa série, mas antes estudou artes cênicas, interpretação e telecomunicações. Graças ao recente sucesso dos seus livros e filmes, a revista Time a listou como uma das pessoas mais influentes do mundo. Para escrever a trilogia, Suzanne se inspirou em cenas da Guerra do Iraque que eram transmitidas ao vivo pela TV americana e em diversos reality Shows. O enredo foi baseado nos gladiadores romanos e no mito grego de Teseu. O box de colecionador da trilogia, publicado pela Editora Scholastic, tem, no total, 1392 páginas.

the hunger games 2

A série de livros é voltada para o público jovem-adulto, cuja faixa etária vai da adolescência até os primeiros anos da maturidade. No entanto, devido ao grande sucesso dos filmes, surgiram vários fãs de outras idades. Os livros da saga foram traduzidos em mais de 25 línguas e os direitos autorais já foram vendidos em mais de 30 países. O primeiro volume Jogos Vorazes, ficou na lista dos best sellers do jornal The New York Times por mais de cem semanas. Mais de 200 mil cópias foram vendidas, somente no Brasil.

A história fala de Katniss Everdeen, adolescente de 16 anos que vive em um futuro pós apocalíptico. Nesta realidade, a América do norte foi dividida em 12 distritos diferentes, dominados pela capital Panem. Para “pagar” uma dívida histórica, todos os anos, dois jovens (tributos) de cada distrito são convocados para participar dos jogos vorazes – um reality show em que os participantes precisam matar para sobreviver. O participante que se mantém vivo até o fim, ganha o jogo e conquista benefícios para seu distrito.

the hunger games characters

Os direitos de adaptação cinematográfica foram comprados pela Lions Gate. Até agora, os dois primeiros livros foram adaptados e ambos se tornaram um fenômeno mundial. As cenas do primeiro filme foram gravadas na Carolina do Norte, Estados Unidos, e algumas cenas do segundo filme foram gravadas no Hawai. A autora dos livros, Suzanne Collins, recebeu vários prêmios pelas obras, como a medalha ‘California Young Reader’ e o prêmio ALA de ‘Livro Infantil Notável’. O filme ‘Jogos Vorazes’ venceu alguns prêmios em 2012, como o de ‘Melhor Performance Feminina’ no MTV Movie Awards e o de ‘Melhor Filme de Ficção Científica’ do Teenc Choice Award.

katniss

Apesar de ser uma saga recente, Jogos Vorazes já tem vários produtos. São broches, camisetas, agenda e bijuterias. O segundo filme da saga Jogos Vorazes, Catching Fire, foi lançado ano passado e o público da saga aumentou demais, o que é impressionante em tempos de “pessoas cansadas de saga”, né? Bom, agora só nos resta mesmo aguardar ansiosamente o terceiro filme que será lançado já já! Nos vemos nos cinemas? 😉 Comente aqui embaixo o que você mais curte em Jogos Vorazes!