ESQUEÇA OS QUEBRA-CABEÇAS CONVENCIONAIS!

 

Himitsu-Bako ou “puzzle-box” é um clássico desafio japonês. Geralmente feitas em madeira, são caixinhas que a primeira vista parecem meras decorações, porém guardam grandes segredos.

Elas possuem diversos mecanismos a serem desvendados e resolvidos com o objetivo de se abrir o objeto. O divertido é que, além de complexos, alguns trechos do puzzle são colocados como distração até serem necessários mais tarde. Outros, são essenciais nos primeiros movimentos!

Estes artefatos curiosos foram originalmente inventados para proteger lâminas e objetos pontiagudos pequenos, sendo que neles dificilmente caberiam itens maiores do que agulhas.

Com o passar do tempo, se tornaram mais elaborados e maiores, ficando populares entre turistas e visitantes das termas de Honoke. A região faz parte da conexão entre Tóquio e Osaka, causando um rápido espalhar da fama destes puzzles pelo mundo.

Hoje, é possível adquirir os brinquedos em lojas e na internet. Existem diversos tamanhos e tipos, e todos os puzzles são muito bonitos! Você pode escolher uma peça conforme sua dificuldade, que é baseada no número de movimentos necessários à resolução.

Contudo, cuidado! Geralmente apenas o criador de uma verdadeira Himitsu-Bako conhece a sequência correta e você só poderá abri-la se seguir cada passo do puzzle fielmente. É muito útil para guardar segredos e itens preciosos para nós, mas o medo de esquecer como usar a caixa sempre estará presente.

O PUZZLE DOS SUPER-HERÓIS

Devido a popularidade, são comuns no YouTube vídeos de resolução das caixas misteriosas. Existe, no entanto, uma puzzle-box conhecida como “Xbox” que é bem curiosa. Não, o nome não remete ao console, mas sim aos X-Men! O motivo disto? Você precisará de certas habilidades mutantes para vencer o desafio.

Nesta brincadeira, os mecanismos não são só em madeira. Também existem os eletrônicos e, depois de ligada, você precisará resolver criptogramas, usar o poder dos elementos e pensar bastante para resolver a caixinha!

Ficou curioso? Então dá uma olhada no vídeo de resolução do quebra-cabeça:

Veja mais sobre Curiosidades