Curau de milho verde! Experimente!

-por , em 09/06 -
Curau de milho verde! Experimente!

Junho chegou e, com ele as festas juninas! (Ok, eu sei que a Copa veio junto este ano, mas as festas típicas prevalecem na minha opção culinária!) Então, por que não aproveitar o clima e fazer receitas típicas da época? Minha avó fazia um curau sem igual, a moda da roça, sem medidas, a olho mesmo… Ela se foi e o jeito dela fazer, se foi com ela… Mas, boas receitas de curau, embora não iguais (não acredito que encontrarei uma com o mesmo sabor), ainda me trazem a nostalgia das tardes esperando o doce ficar pronto, sentada na cozinha dela. Bem, vamos lá?

Ingredientes:

6 espigas de milho-verde bem frescas
1,5 litro de leite
2 colheres de sopa de manteiga
1 ½ xícara de chá de açúcar
Canela em pó a gosto

Modo de preparo:

Corte o milho bem rente ao sabugo, com uma faca afiada e bata no liquidificador, aos poucos, com o leite. Passe por uma peneira e coloque em uma panela. Junte a manteiga e o açúcar. Leve ao fogo, mexendo sempre, até engrossar e ficar bem cozido, perdendo o gosto de milho cru ( vai ter a aparência de um mingau). Passe para uma tigela e polvilhe a canela em pó. Sirva morno, frio ou gelado.

Dica: Quanto mais amarelo escuro (maduro) for o milho, mais firme ficará o seu curau.

Tipo de prato: Sobremesa
Preparo: Médio (de 30 a 45 minutos)
Rendimento: 10 porções
Dificuldade: Fácil
Categoria: Doce caseiro
Calorias: 176 por porção
Bem fácil, não é? Agora, é só fazer, degustar e receber os elogios

 

Luciana Fogo
por

Luciana Fogo

Chocólatra assumida, sou também uma viciada em livros e totalmente capaz de virar a noite com uma boa história! Mas o meu maior amor é ter INFORMAÇÃO! Pergunte que eu descubro!

Recomendamos para você