Existe festa sem bolo? Acho que não né? Então que tal uma deliciosa receita de um Cupcake Midnight que é super fácil de preparar e ótima para aquelas festinhas organizadas de última hora? 

Ingredientes

115g de manteiga amolecida (1/2 xícara) | 200g de açúcar (1 xícara das de chá + 1 colher das de sopa) | 170 g de ovos (3 unidades grandes) | 5 g de essência de baunilha (1 colher das de chá) | 180 g de farinha de trigo (1 ½ xícaras) | 50 g de cacau em pó (½ xícara) | 5 g de fermento em pó (1 colher das de chá) | 2 g de sal (pitada) | 180 g de leite (¾ xícara das de chá)

Ingredientes do Marshmallow

100 g de claras (3 unidades) | 200 g de açúcar (1 xícara das de chá + 1 colher das de sopa)

Ingredientes da Cobertura

500 g de chocolate amargo picado e derretido | 30 g de gordura de coco (ou óleo de canola) (2 colheres das de sopa)

Modo de preparo – Numa batedeira, coloque a manteiga amolecida e o açúcar; bata bem até formar uma mistura homogênea (aprox. 10 minutos). Aos poucos adicione os ovos e a essência de baunilha. Acrescente farinha de trigo, cacau em pó, fermento em pó e sal e bata mais um pouco. Por último, coloque o leite e bata até incorporar na massa. Desligue a batedeira. Numa forma de cupcake, com forminhas de papel manteiga dentro, coloque porções da massa de chocolate (feita acima) e leve para assar em forno médio preaquecido a 180°C por cerca de 30 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.

Dica – Se quiser rechear o cupcake, com o ingrediente ou mistura de sua preferência, faça um corte com uma faca na diagonal no topo do bolo (com a ponta direcionada ao centro do bolo), perfurando até onde queira o recheio, e tire essa tampa. Coloque o recheio no interior do cupcake, corte a tampa retirada de modo que só fique o topo, e coloque-a de volta para tampar.

Marshmallow – Numa panela, coloque as claras e o açúcar, e leve ao fogo baixo mexendo sempre até derreter todo o açúcar (ou atingir a temperatura de 60°C). Transfira a mistura para uma batedeira e bata bem em velocidade alta por 8 minutos ou até ficar firme e brilhante. Desligue a batedeira e utilize o marshmallow em seguida.

Cobertura – Numa bisnaga com biqueira, coloque o marshmallow feito acima. Aplique sobre o cupcake. Deixe os cupcakes no freezer por 20 minutos, para endurecer o marshmallow.

Observação – Se o cupcake tiver recheio, é importante que o marshmallow cubra todo seu topo para fechar a tampa, que foi feita anteriormente para colocar o recheio. Após tirar do freezer, numa tigela coloque o chocolate amargo picado e derretido, gordura de coco (ou óleo de canola) e misture bem. Banhe os cupcakes delicadamente, mergulhando-os pelo topo e cobrindo totalmente o topo com marshmallow.

 

Compartilhe: