Olá seus lindos! Tem gente que admira os cupcakes, que sonha em fazer um em casa, que acha esta receita complexa demais para ser reproduzida. Os cupcakes estão na moda sim, mas não é por isso que são coisas difíceis de fazer. A dificuldade maior está em ter criatividade e não juntar ingredientes. A cobertura, o recheio, os sabores misturados, os enfeitinhos, tudo faz parte de um delicioso e bonito cupcake.

Antes de ver a receita, que tal conhecer a história dos cupcakes? A primeira menção do cupcake que se tem notícia é de 1796, quando uma anotação de receita de “um bolo para ser assado em pequenas xícaras” foi escrito em “Culinária Americana” por Amelia Simms. Em 1996, foi aberta a primeira cupcakeria em Nova York que auxiliou na ascensão do cupcake. Marcado em cenas de filmes hollywoodianos, como “O Diabo Veste Prada”; “Mulheres Perfeitas” e “Sex and the City”, o cupcake se tornou fonte de renda para culinaristas e apaixonados por gastronomia. Agora vamos, finalmente, à receita.

Ingredientes

120 g de manteiga | 8 ovos | 100 g de iogurte integral | 90 ml de essência de baunilha | 290 g de açúcar | 220 g de farinha de trigo sem fermento | 10 g de fermento em pó | 500 ml de leite | 50 g de amido de milho | 400 g de gordura vegetal | 400 g açúcar de confeiteiro  | Corante em gel de cores variadas | Confeitos coloridos a gosto

Modo de preparo – Em um bowl, junte a manteiga em temperatura ambiente, 2 ovos inteiros em temperatura ambiente, o iogurte e 20 ml de essência de baunilha. Com um fouet, misture muito bem até incorporar todos os ingredientes. Em outro bowl, junte os ingredientes secos (150 g de açúcar, a farinha de trigo e o fermento) e misture bem. Adicione os ingredientes secos à mistura dos ovos. Ainda com o fouet, misture muito bem todos os ingredientes até obter uma massa lisa e homogênea. Com um pegador de sorvete, distribua a massa em 12 forminhas, preenchendo metade de sua capacidade. Leve para assar ao forno, preaquecido, a 180 °C durante cerca de 20 minutos. Coloque o leite em uma panela e leve ao fogo até ferver. Reserve.

Modo de preparo do recheio – Em um bowl, coloque 6 gemas e 140 g de açúcar e mexa. Junte o amido de milho e misture muito bem. Despeje 1/3 de leite fervente em cima da mistura de ovos e mexa bastante com o fouet até obter um creme claro e homogêneo. Passe esse creme pela peneira e, em seguida, acrescente o restante do leite. Coloque esse creme em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo sem parar até engrossar e cozinhar o amido. Retire do fogo, acrescente 40 ml de essência de baunilha e misture bem. Cubra com filme plástico, rente ao creme, para que nao forme uma película na superfície. Leve à geladeira até esfriar, mexendo de vez em quando.

Modo de preparo da cobertura – Na batedeira, bata muito bem a essência de baunilha restante com a gordura vegetal, até formar um creme fofo e branco. Em seguida, adicione o açúcar aos poucos, na velocidade baixa. Aumente a velocidade e bata bem. Se quiser a cobertura colorida, adicione 2 gotas de corante e bata até a mistura ficar homogênea. Se necessário, acrescente mais corante até chegar à cor desejada. Com a ajuda de uma faquinha de ponta, corte o miolo do bolinho em forma de cone. Em seguida, com uma colher, distribua o recheio dentro da cavidade. Corte um pedaço do miolo retirado e tampe o bolinho com ele. Com o saco de confeitar, cubra o cupcake com a cobertura (da cor desejada), partindo da beirada em direção ao centro. Finalize distribuindo os confeitos para decorar.

Dicas e informações – Nunca use tanto a panela como o fouet de alumínio pois o creme fica esverdeado. Se a panela for de alumínio, use um fouet de plástico. Você pode substituir a essência de baunilha do recheio por meia fava de baunilha. Esta receita rende 12 porções e cada uma delas tem, em média, 754 calorias.