Depois de muitos anos de exclusão, nós NERDS temos hoje grande visibilidade. O termo NERD deixou de ser um termo pejorativo, e passou a ser um status, e com isso muitos blogueiros, se sentiram aptos a mostrar seus dotes de horas assistidas de filmes e série, e leituras constantes para expressar suas “críticas” sobre produções. Mas estes seriam críticos, de fato?

Pois bem, crítico de cinema é sim uma profissão, que exige tempo e muito estudo. Para se tornar um crítico especializado é necessário possui um diploma de Bacharel em jornalismo, e assim se especializar no âmbito cinematográfico. O que exige anos de experiência, além de anos mais para consolidar a credibilidade do que expressa.

No Brasil, muitos anos atrás, a opinião da crítica vinha ao lado da sinopse do filme. O formato era conhecida como “O Bonequinho Viu”; Análise clássica do Jornal O Globo.

Com a não obrigatoriedade do diploma de jornalismo para se atuar na área, esse cenário se expandiu. E hoje, estes amantes da sétima arte, entusiastas e que possuem blogs e canais no youtube afim de difundir sua opinião, podem sim ser chamados de críticos (Principalmente se tais analises tiverem algum tipo de embasamento).

A prática leva a perfeição e o estudo será sempre necessário. Assistir ao maior número possível de filmes e ler a obra de outros críticos e ter uma boa escrita, é a chave para se desenvolver nesse campo.

Mas se lembre, uma análise crítica deve sempre oferecer ao público uma reflexão sobre àquilo que se refere, além de pontuar o que a faz boa ou ruim e porque o publico deve ou não assistir.

A Crítica é uma forma de se expressar, se permita…

LEIA MAIS SOBRE CURIOSIDADES