Critica do novo X-Men!! (Spoiler)

-por , em 19/05 -

Em 1981, nas edições de número 141 e 142 da revista Uncanny X-Men, era publicada a trama Dias de um Futuro Esquecido (de Chris Claremont e John Byrne). Esta aventura apresentava um futuro sombrio para os mutantes, numa realidade onde eram caçados e exterminados pelos robôs Sentinelas, e uma madura Kitty Pride transferia sua mente para sua versão mais jovem, no passado, a fim de mudar essa história. A nova trama cinematográfica dos X-Men é uma livre adaptação desta saga.

xmen-dofp01

O mimimi que rondou as redes sociais foi que a adaptação não foi fiel, que colocaram o Wolverine voltando no lugar da Lince Negra, além de outras alterações na trama. Como fã das histórias em quadrinhos e também da mitologia criada no cinema, não vejo motivos para reclamar das decisões tomadas. O filme funciona perfeitamente, o elenco está mais entrosado do que nunca e, principalmente, encontraram uma solução excelente para a confusão que era a cronologia de todos os filmes-X. Independente do que mudou, tudo funciona muito bem.

xmen-dofp02

Como nos quadrinhos, tudo começa no futuro. Os X-Men ainda existem e resistem à opressão dos Sentinelas. Numa última medida desesperada, Kitty envia a consciência de Wolverine de volta aos anos 70. Ele encontra com a versão mais jovem de Charles Xavier, um homem com a alma quebrada após os acontecimentos de X-Men: Primeira Classe. Além disso, precisa juntá-lo com Magneto (preso no subsolo do Pentágono) para que juntos impeçam Mística de matar Bolívar Trask (criador dos robozões caça-mutantes interpretado por Peter Dinklage, vulgo Tyrion Lannister) e com isso reescrever o futuro.

xmen-dofp03

Como em Primeira Classe, o longa-metragem brinca com fatos da História estadunidense, encaixando-a na ficção mutante. E apresenta um dos filhos de Magneto, Peter Maximoff, vulgo Mercúrio, que simplesmente participa de uma das cenas mais espetaculares e divertidas do filme, quando participa do resgate de Magneto. Para esta cena, foi usado um equipamento especial que filmava 3.000 quadros por segundo (a cadência padrão é de 24 quadros por segundo). Note que Mercúrio também participará do próximo filme dos Vingadores, junto de sua irmã Wanda, vulgo Feiticeira Escarlate.

xmen-dofp05

Vale comemorar o retorno de Bryan Singer à direção, pois esta produção recoloca a franquia mutante no rumo que ele havia estabelecido originalmente com X-Men e X2. Ele conseguiu apresentar um belo tributo ao texto original, nos brindando com uma aventura onde o peso das ações de cada personagem pode ter uma proporção impensada, onde ação e consequência é levada ao extremo. E se você conhece um pouco da mitologia mutante, a cena pós créditos vai te deixar arrepiado. X-Men – Dias de um Futuro Esquecido estréia dia 22 de maio e é simplesmente imperdível.

xmen-dofp06 xmen-dofp10 xmen-dofp09 xmen-dofp08 xmen-dofp07

Bruno Pinotti
por

Bruno Pinotti

Bruno Pinotti é publicitário, ator, pai, marido e muito Nerd. Colecionador de quadrinhos, foi um dos primeiros de sua espécie a procriar fora do laboratório. Escreve para o Coxinha Nerd sempre que possível, mas não tanto quanto gostaria. Dê uma passadinha no menu "sobre nós" e divirta-se com meus outros posts!

Recomendamos para você