Uma criança gordinha, que passou por uma adolescência anoréxica… Quem diria que aquela menina, que adorava ficar com a avó na cozinha, um dia se transformaria na culinarista funcional mais conhecida do país?Um verdadeiro exemplo de amor pelos alimentos e pelas panelas, a Chef Lidiane Barbosa, com seu carisma e sabedoria culinária, conquista admiradores entre todos os tipos de pessoas, desde médicos e nutricionistas, até seus alunos e seguidores no instagram,  onde  faz questão de responder uma a uma todas as dúvidas.

Com o propósito de levar a todos uma alimentação saudável, Lidiane se dispõe a ensinar a todos, desde os idosos até a criançada. Defende a tese de que se os pais tirarem um pouco de seu tempo para cozinhar com seus filhos vez ou outra, explicando sobre os alimentos e a importância deles para a saúde, certamente haveria uma grande redução da obesidade infantil. Além de criarmos fãs de brócolis, tomate e outros sabores, fortaleceríamos muito os laços familiares.  “Um tempo muito bem usado, que economizará futuras idas a médicos e hospitais, precisamos saber bem escolher .” conta a Chef.  E esse exemplo já começa na sua casa: suas filhas adoram a sessão cozinha! Tanto que, recentemente, participaram de um programa de TV dando receitas.

O cardápio criado por ela envolve principalmente o uso de biomassa de banana verde (espessante natural de sabor neutro) no lugar dos clássicos creme de leite, maionese e leite condensado, além de ingredientes naturais como leites vegetais (extraídos de castanhas, amêndoas, macadâmia), linhaça, chia, quinoa, amaranto, entre outros. Também é característica da culinária funcional de Lidiane, a substituição de farinha de trigo por farinhas de arroz, grão-de-bico, amêndoas, mandioca, féculas de batata, amido de milho e outras, e temperos funcionais têm vez, a exemplo do açafrão, cardamomo e cúrcuma.  O resultado origina receitas tão gostosas quanto às tradicionais, muitas vezes até adaptações de receitas de família, mas muito mais saudáveis.

 

“A grande magia que existe nesse trabalho é poder encantar, com um prato preparado por mim, pessoas que um dia receberam um diagnóstico desanimador em relação a alimentação. Por exemplo: oferecer um brigadeiro a um diabético ou até mesmo um pão para um celíaco me faz ter certeza de que estou no caminho certo”, revela a Chef. Com a substituição de alimentos e troca de ingredientes, Lidiane mostra que há formas criativas e acessíveis de proporcionar mudanças no estilo de vida das pessoas.

Engraçada e espontanêa, virou a queridinha das mães, por viajar pelo país inteiro falando de saúde e alimentação saudável de forma tão fácil, que até as crianças aprendem e ensinam suas receitas. E até já bancou até a repórter na feira de orgânicos!

Confira também uma entrevista da Chef, sobre o tema:

Compartilhe: