#CPBR7: Reflexões sobre podcast

-por , em 31/01 -
#CPBR7: Reflexões sobre podcast

Podcasts existem desde meados de 2005, numa época em que diferentes mídias e redes sociais ainda estavam surgindo no Brasil. Hoje, contam com um público fiel, assíduo, mas que ainda não é a maioria e ainda não atrai patrocinadores como os blogs. Esta semana aqui na CPBR7 está sendo lançado o primeiro livro sobre o tema, “Reflexões Sobre Podcast” e hoje a tarde aconteceu um bate papo com alguns dos podcasters que contribuíram com o livro contando sobre suas experiências, porque se dedicam ao podcast e como fazem para manter seus canais sempre atualizados e com audiência fiel.

No bate papo aqui comandado pelo autor Lucio Luiz do Papo de Gordo contou ainda com Eduardo Salles, também do Papo de Gordo, Luciano Pires do Café Brasil, Bia Kunze do Garota sem Fio, Leo Lopes, do Radiofobia e editor do Nerdcast,  Pedro Duarte do Bacanudo, Kell Bonassoli do Telhacast e Sergio Vieira do Impressões Digitais. Todos eles contribuíram para o livro com suas experiências, bagagem e histórias de seus respectivos projetos e também como ouvintes.

Durante a conversa pudemos saber um pouco sobre perfis dos ouvintes, que geralmente utilizam o podcast como meio de informação sobre determinado assunto. Ouve a qualquer hora e lugar (segundo Bia, quando dá e geralmente fazendo outras coisas e eu mesma de encaixo muito neste perfil) e geralmente ouve mais de um, para cada tipo de segmento específico.

Podcast ref 2

Também foi possível conhecer um pouco de quem faz o podcast: gente que quer compartilhar informação, que também ouve muito podcast e que quer falar de uma maneira mais direta e intimista do que é o blog. E segundo eles, o mais legal é que qualquer um pode começar um podcast com o gravador do celular, de qualquer lugar. O importante é começar.

E sendo produzido já a algum tempo e diante de tanta mídia disponível, será que o podcast vai acabar em breve? Não, segundo Leo Lopes. Ele está só começando.

livro ref podcast

Tenho que contar pra vocês que fiquei tão encantada com o painel que prometi pra mim mesma que vou ouvir mais podcasts (hoje ouço e quando dá o Nerdcast só). Melhor que isso, começaremos uma espécie de reality show: Thais mergulhando no mundo dos Podcasts. Vou bolar direitinho depois da CPBR e contarei pra vocês depois  😉

POST ORIGINALMENTE ESCRITO PELA COLABORADORA THAIS CRUVINEL.

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você