A CoxinhaNerd foi invadida pelos BREGAS!

A CoxinhaNerd foi invadida pelos BREGAS!

Cansei de falar de rock, jazz e esses ritmos sem graça. Hoje falarei sobre minha maior paixão em matéria de música: Brega. O brega, junto com o forró, é o ritmo predominante por aqui no nordeste e nunca saiu de moda. É um dos pilares da cultura norte/nordeste e com o passar dos tempos vem se renovando e angariando mais fãs. O brega tem como sua “meca” Belém do Pará, onde, além de ser o centro máximo do ritmo, é de onde sai a maioria das inovações, como o tecnobrega.

 

reginaldo rossi

 

Para quem ainda não faz ideia do que estou falando, esse homem resume o que é o brega:

 

 

ovelha

 

Agora que você tem alguma ideia do que estou falando, vamos continuar… Em definição, o brega é uma uma música romântica, geralmente falando de situações do cotidiano, com o arranjo bem, mas bem simples mesmo e a arma principal para o sucesso: Rimas e palavras simples. O embaixador desse ritmo pelo Brasil é senhor do vídeo acima. Reginaldo Rossi é pernambucano, já cantou rock e é professor de Física e Matemática. Desde 1964, o rei do brega tá na estrada e ainda hoje faz inúmeros shows pelo brasil.

 

Uma das melhores características do Brega é a capacidade de pegar hits, seja de qualquer época, e trazer para sua própria realidade. E o mestre disso é o Ovelha:

 

 

Foi o Chacrinha que deu esse apelido ao conterrâneo de Reginaldo Rossi; seu nome verdadeiro é Ademir Rodrigues. Antes de ser apadrinhado pelo Velho Guerreiro, Ovelha foi descoberto por ninguém menos que Luiz Gonzaga.

 

Valdick Soriano

 

 

Esse baiano se meteu numa confusão na sua cidade natal e fugido foi para São Paulo.Lá trabalhou como engraxate e garimpeiro. Porém o talento falou mais alto. E com a ideia GENIAL de cantar de terno e óculos escuros, Valdick Soriano se tornou a lenda, o “men in black” do brega.

 

banda uo

 

Banda UÓ faz parte da nova geração do brega, inserido nas redes sociais, nas festinhas e baladas. Junto com Gaby Amarantos ( que se vendeu para o sistema), são os maiores nomes do TECNOBREGA. Nem precisa falar muito, só escutar:

 

 

los borrachos enamorados

 

Oriundo da belíssima capital das Alagoas, o maior GRUPO de brega do mundo:

 

 

Eles eram uma banda de rock (Mr.Freeze), porém, como todo nordestino que se preza, se renderam ao brega. E deu certo. O sucesso foi imediato. O grupo pegou todas as formulas do sucesso: Figurino, apresentações performáticas, versões de hits de outros tempos e sucessos de autoria própria, falando sempre de coisas simples com linguagem popular. São o orgulho de Alagoas.

 

[B.O.N.U.S]

 

Para finalizar, um compilado de músicas indicadas por profundo conhecedor de brega: Ygor Rosa.

 

 

Espero que tenham gostado do Brega, que junto com o MMA e o refrigerante JESUS, estão se tornando uma febre mundial. Se você gostou, odiou, se revoltou pelo fato do blogueiro estar falando de Brega e não de música eletrônica, manda um e-mail para contato@coxinhanerd.com.br e solta tua ideia lá. Se gostou do formato do post (isso para os novatos) mais embaixo tem os posts antigos falando de bateristas,guitarristas, bandas épicas e um monte de blá blá sobre música. Até a próxima!

 

Perfil Jefferson

Jefferson Montenegro

Algumas vezes já voltou para casa embriagado cantando alguns bregas…
Facebook | Twitter

Jefferson Montenegro
por

Jefferson Montenegro

Orgulhoso de ser barbudo,flamenguista e baterista. Louco para voltar a morar na Lapa, adoro escrever! E contar histórias! Depois dê uma passeada pelo site e uma passadinha no "sobre nós", lá você encontrará meus outros textos e participações aqui na Coxinha Nerd! Bom divertimento!

Recomendamos para você