Como preparar uma coxinha sem glúten?

-por , em 07/06 -
Como preparar uma coxinha sem glúten?

Não quero nunca na minha vida deixar de comer coxinha, mesmo que eu esteja fazendo uma super dieta com redução máxima e eterna de tudo o que é mais gostoso no mundo. Por isso fiquei encantada com essa receita de coxinha sem glúten – não resolve todos os problemas, mas claro que já é um ótimo começo. Aproveite esses dias de jogos da Copa do Mundo para experimentar essas delícias mais saudáveis em sua casa, porque eu sei que a maioria dos brasileiros vai evitar as grandes aglomerações. Ofereça aos resistentes e veja se eles realmente acreditam que trata-se de um petisco extremamente saudável, rsss. Boa sorte! E Bom apetite!

Ingredientes

1kg de batata Binge ou Asterix cozida e espremida (Dica aproximadamente 1.200kg de batata) | 500gr de caldo de frango | 200gr de leite | 200gr de creme de arroz | 02 caldo de frango sem glúten (Dica – Veja indicação sem glúten nos ingredientes da embalagem). | 50gr de margarina com no mínimo  60% lipídios | 1 colher chá de Carboximetilcelulose (Dica – conhecido como CMC ou Liga Neutra) | sal a gosto. | Fubá pré cozido e leite para empanar. | (Utensílios: Panela , colher ou remo de acrílico e espremedor de batata)

Ingredientes para recheio

1kg de peito de frango | 500gr de água | 02 caldo de frango | Cebola e alho a gosto | Salsa e cebolinha a gosto | Sal, pimenta do reino e colorífico a gosto. | (Utensílios: Panela de pressão e panela comum)

Modo de preparo do recheio – Cozinhe o peito de frango na pressão de 10 a 15 minutos em aproximadamente 500ml de água com o caldo de frango, cebolinha e cheiro verde. Após, reserve 500gr do caldo, desfie o frango e tempere a gosto.

Dica – Para esta massa podemos utilizar outros recheios como carne seca, queijo dentre outros…

Modo de preparo da massa – Cozinhe as batatas até ficarem macias, porém, não pode deixar cozinhar demais. Elas ficam apenas macia. Descasque as batatas antes de esfriar para a casca não grudar, em seguida já esprema num espremedor e reserve estas batatas. Numa panela coloque o caldo de frango, os tabletes de caldo de galinha e a margarina. Leve ao fogo para ferver por cinco minutos ou até derreter bem a margarina e caldo de galinha. Acerte o sal. Lembrando que o sal deste caldo deve ser apurado porque vai os outros ingredientes. Enquanto o caldo de frango ferve, dissolva três ou quatro colheres de colheres de creme de arroz no leite. Pegue esta mistura e adicione na panela sem parar de mexer até engrossar em seguida adicione aos poucos o restante do creme de arroz e o CMC sem parar de mexer. Abaixe o fogo e vai virando a massa na panela para não grudar e até que a massa esteja cozida. O ponto de cozimento é quando você já não sente a aspereza do creme de arroz. Abra a massa numa pedra para dar uma pré-esfriada e ficar na mesma temperatura da batata que provavelmente estará morna. Passe novamente no espremedor a batata junto massa para unir os dois preparos e veja se ficou bom de sal.

Após coloque esta massa numa vasilha e amasse bem para que a massa fique bem agregada na batata. Se a massa estiver grudando nas mãos acrescente uma colher de margarina na massa e amasse bem. Faça bolinhas com peso aproximado de 40grs de massa e recheie. Cada coxinha vai pesar aproximadamente 50grs e o rendimento desta receita é de aproximadamente 40 unidades. Para empanar passe as coxinhas no leite e em seguida no fubá. Obs: se preferir pode colocar uma pitada de sal no leite. Após empanar tire o excesso de fubá, pois o objetivo é apenas dar uma maquiada na coxinha com o fubá para não grudar na panela e o excesso de fubá suja e queima o óleo muito rápido.

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você