Olá Coxinhos, mais uma super novidade para vocês aqui na Coxinha Nerd. É de conhecimento de todos que eu, Cris, sou completamente apaixonada por cozinha, receitas, gastronomia e tudo o que tem a ver com este delicioso e saboroso mundo. Por isso, resolvi me aventurar em fazer um Vlog somente de receitas, algumas serão retiradas daqui do site mesmo e outras, vamos inventar e pesquisar por aí…

Eu sei que vocês já devem estar loucos com a quantidade de vlogs de culinária, mas quanto mais gente, melhor, né? É tipo aquele livro da vovó com receitas para lembrar no final de semana, só que na internet  – então você pode pesquisar no seu tablet, smartphone ou note, olha que legal. 😉 Vamos ao vídeo, espero que gostem e lembrem-se: este é apenas o primeiro.

Curtiram? Espero que sim, segue abaixo então a receita da forma que deve ser seguida por vocês, ok?

Ingredientes para a Massa

250 gramas de farinha de trigo especial (pedimos desculpas, erramos na hora de falar no vídeo) | 1 ovo | 125 ml de água morna | 1 Colher de chá de óleo de girassol

Ingredientes para o Recheio

8 maçãs | aproximadamente 100 gramas açúcar cristal (utilizamos açúcar normal e ficou tranquilo também) | canela em pó ao gosto | 100 gramas uva passa | 60 ml Amaretto ou outro licor com sabore de amêndoa (fizemos uma misturinha de 60ml de vodka com essência de amêndoa e deu o mesmo resultado) | 100 gramas castanha de caju sem casca | Farinha de rosca doce ao gosto (acrescentamos farinha de trigo por não encontrar a farinha de rosca)

Modo de preparo da massa – Misture os ovos com o óleo e a água (cuidado para utilizar as medidas exatas, se o ovo for muito grande acrescente um pouquinho mais de farinha de trigo). Peneire e acrescente a farinha de trigo e o sal. Sove tudo para obter uma massa homogênea e firme (quanto mais você sovar a massa, melhor ela fica – 15- 20 min é o ideal). Embrulhe em um pano e deixe  descansar por pelo menos 20 – 30 minutos (melhor ainda se for por três horas).

Modo de preparo do recheio – Lave e descasque as frutas. Corte em cubos, e misture todas as frutas juntas numa tigela. Hidrate as uvas passas com o Amaretto (ou a mistura de vodka com essência), pique as nozes e castanhas. Em seguida misture todos os ingredientes, menos a farinha de rosca. Verifique a consistência do recheio e acrescente farinha de rosca até o obter um recheio úmido, mas compacto. Prove e acrescente mais açúcar, se necessário.

Esticando a massa – Para finalizar o strudel, abra a massa bem fina. Comece com um rolo primeiro e depois use as costas das mãos para esticar a massa. Deite a massa sobre um pano e distribua o recheio por cima da massa (75%). Embrulhe a massa com o recheio e asse no forno a 180 graus por 20 min. Para uma melhor aparência pincele gema de ovo por cima.

Compartilhe: