Ceia de Natal! Isso é um problema ainda para você? Então vamos tentar minimizar o estresse que muitas pessoas têm neste final de ano os pesquisar por aí o que fazer, o que comprar e o que oferecer aos amigos e familiares neste natal! ^^ 
Como aperitivos natalinos, foque nas saborosas castanhas de caju, nozes, castanhas do pará, amendoins, damascos, tâmaras, ameixas, passas, frutas secas e cristalizadas, pistaches entre muitos outros.
Diferente e interessante é a utilização de pratos frios para enfeitar a mesa natalina, como a salada de grãos com lascas de bacalhau, tomate seco, azeitona roxa e cogumelos ao Pesto com cebola, Salada de berinjela com nozes e uva passas acompanhada de mussarela de búfala, entradinhas de tender, como mini sanduichinhos, pastas e decorações em lascas, fios de ovos pelas tábuas e pratos com uvas e cerejas enfeitando. Se você curte uma decoração bem característica mesmo, pode abusar dos pinhos, velas, bolinhas coloridas natalinas, fitas, potes de vidro com frutas secas enfeitando. Use e abuse de sua imaginação, só não exagere, senão em sua ceia terá mais enfeites do que comidas. ^^
Pronto, chegou a hora de falar dos pratos principais, aqueles pelos quais tios e tias se estapeiam ao redor da mesa natalina, um querendo o Tender, outro dizendo que bom mesmo é o bacalhau e a maioria correndo atrás do Peru como se não houvesse amanhã! Se você também não sabe o que fazer para compor sua mesa de pratos quentes, veja aqui algumas dicas. Que tal um delicioso Mil folhas de Bacalhau para diferenciar daquele tradicional bacalhau com batatas que sua avo já fazia? O Peru pode ser servido e montado com espetos de canela, damasco e cereja e fica deliciosamente delicado quando recheado com farofa úmida e lâminas do próprio peito ao molho de champagne. E que tal o Tender ao molho de goiabada com ninho de couve crocante ou filé mignon ao molho de vinho do porto com cassis, compota de cebola e batata ao forno. E olha esta deliciosa dica de arroz: arroz comum com açafrão, champignon, castanha de caju e manteiga de alho com ervas. Farofa crocante com croutons, uvas secas e bacon. Uma delícia e meio diferente da ceia que sua avó costumava fazer, afinal, está na hora de criar sua própria tradição, não acha?
De sobremesa vou dar apenas uma dica, a deliciosa Sacripantina de Natale. Essa receita merece inclusive ser colocada aqui bem detalhada porque é deliciosamente deliciosa.
Ingredientes:

:: 01 Panetone pequeno;
Ingredientes para o creme de mascarpone:
::  02 Gemas pasteurizadas;
:: 01 Ovo pasteurizado;
:: 50g de Açúcar;
:: 390g de Mascarpone (tipo de queijo);
:: 100g de Chocolate meio amargo.
Ingredientes para a Calca de Especiarias:

:: 200ml de Água;
:: 300g de Açúcar;
:: Canela, Cravo, Cardamomo, Casca de Laranja e Limão.
Para a Montagem:

:: 01 Xícara de Café Expresso;
:: Cacau em Pó;
:: Sorvete de Pistache.
Modo de Preparo: Cortar o panetone em fatias de cerca de 1cm de altura. Retirar de cada fatia, com um cortador redondo de 6 a 7 cm, as camadas para a sobremesa. Bater o mascarpone com as gemas, o ovo e o açúcar até que fique bem montado. Separar em 2 partes, adicionando a uma delas o chocolate derretido. Preparar a calda de especiarias aquecendo em uma caçarola, todos os ingredientes. Deixar esfriar. Para montar a Sacripantina di Natale utilizar um aro com papel acetato no interior. Colocar no fundo uma fatia do panetone embebida na calda de especiarias e uma colher de chá do café. Preencher com o recheio sem chocolate, cobrir com outra camada de panetone e repetir o processo, adicionando a outra parte do recheio, com chocolate. Finalizar a ultima camada com o panetone e um pouco do primeiro recheio. Na hora de servir peneirar cacau em pó. Sirva com uma bola de sorvete de pistache.
Bon Appetit e Feliz Natal!

CoxinhaNerd
Obrigada por acessar o Feed da CoxinhaNerd!
Acesse o site coxinhanerd.net e comente seus posts favoritos!

Kissus ^^ CoxinhaNerd!

Compartilhe: