[Coxinha Gourmet] Receitas Natalinas – Parte IV

-por , em 09/12 -
Olás! Eu não sei vocês, mas doces de natal são tão maravilhosos que até quem não é muito de frequentar a cozinha para encostar a barriguinha no fogão decide se arriscar a fazer algum. Hoje uma amiga no trabalho me perguntou se eu sabia fazer rabanada porque ela nunca fez e quer tentar. Resolvi então compartilhar a receita com todos vocês, vai que tem mais leitoras e leitores por aí na mesma situação? 
Mas antes, vocês sabem a origem da Rabanada? A tradicional rabanada foi inventada em Portugal, para ser servida no dia da Consoada. O dia da Consoada, comemorado dia 24 de dezembro, é uma tradição familiar portuguesa em que todos se reúnem na mesa de jantar para degustar deliciosos pratos feitos com peixes. Depois da refeição, todos trocam presentes. Segundo a tradição, a mesa da Consoada  não deve ser levantada e a louça usada não pode ser lavada. Todos os restos de comida devem ficar na mesa durante toda a noite, uma forma de demonstração de respeito pelos mortos da família e ao menino Jesus.

Vamos lá então? Deliciosas Rabanadas de presente para vocês.
Ingredientes:

:: Cerca de 10 fatias de pão francês amanhecido;
:: 1 lata de leite condensado;
:: A mesma medida de leite;
:: 3 ovos batidos temperados com 1 pitada de sal;
:: Óleo;
:: Canela em pó misturada ao açúcar.

Modo de Preparo: Misture o leite condensado com o leite normal em uma tigela. Mergulhe as fatias de pão na mistura até que elas fiquem completamente encharcadas. Utilize uma escumadeira para retirar as fatias de pão de dentro do recipiente. Tomando cuidado pois o pão estará frágil. Deixe escorrer um pouco e passe as fatias no ovo batido. Em seguida, vá fritando as rabanadas numa frigideira com bastante óleo bem quente. Mantenha-nas no fogo até que estejam douradas e crocantes. Retire as rabanadas e escorra em papel absorvente. Para terminar, passe as rabanadas na mistura de açúcar com canela. Pronto, sirva logo em seguida em uma travessa.
Agora, se você está de dieta e não quer abusar muito neste natal, mas ao mesmo tempo não abre mão de um delicioso doce natalino, que tal experimentar as Rabanadas de Forno? Ok Ok, elas não são exatamente iguais as tradicionais que vão passear um pouquinho pela frigideira, mas quebram um galho daqueles, acreditem!


Ingredientes:

:: 10 pães;
:: 1 lata de leite condensado;
:: A mesma medida de leite;
:: 2 ovos;
:: Açúcar e canela;
:: Margarina.

Modo de Preparo: Misture o leite condensado ao leite comum e aos ovos. Bata ligeiramente até a mistura ficar homogênea. Fatie os pães e passe-os na calda. Escorra o excesso, polvilhe com o açúcar e a canela e coloque na assadeira untada com a margarina. Leve a rabanada ao forno e deixe assar por 30 minutos a 180º.
Bon Appetit e Feliz Natal!

CoxinhaNerd

Obrigada por acessar o Feed da CoxinhaNerd!
Acesse o site coxinhanerd.net e comente seus posts favoritos!

Kissus ^^ CoxinhaNerd!

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você