Delicioso Caldo de Canjiquinha

-por , em 11/06 -
Delicioso Caldo de Canjiquinha

Uma coisa que aprendi no período que morei em Minas Gerais é que um bom caldo pode sim ser feito de ingredientes que não despertam interesse algum nas pessoas. A Canjiquinha sempre foi uma grande surpresa para mim, o sabor que se mistura, a textura, tudo no caldo é gostoso. Ainda mais nesse período de festas juninas pelo Brasil afora e friozinho (nem tão friozinho) que impera na maioria das regiões. Que tal experimentar este delicioso caldo em sua casa também?

Ingredientes

2 xícara(s) (chá) de canjiquinha

500 kg de costelinha suína

200 gr de bacon picado(s)

1 unidade(s) de lingüiça calabresa defumada picada(s)

2 colher(es) (sopa) de azeite

1 unidade(s) de cebola picada(s)

2 dente(s) de alho picado(s)

2 unidade(s) de tomate picado(s)

4 folha(s) de couve manteiga picada(s)

quanto baste de sal | quanto baste de salsinha

Modo de preparo

Limpe, lave bem e escorra a canjiquinha. Coloque numa panela, cubra com água fria (até atingir 7cm acima da superfície da canjiquinha), leve ao fogo alto e deixe ferver. Abaixe o fogo e cozinhe até ficar macia. Tire do fogo e reserve. Aqueça o azeite e frite, mexendo sempre, as costelinhas, a lingüiça e o bacon até ficarem bem dourados. Tire do fogo. Escorra a gordura e reserve. Leve a panela com as carnes novamente ao fogo, junte a cebola, o alho, e os tomates, e cozinhe, mexendo sempre, por cerca de 5 minutos. Acrescente a canjiquinha com um pouco da água do cozimento e deixe ferver. Tampe a panela e cozinhe por cerca de 30 minutos ou até as costelinhas ficarem bem macias, regando aos poucos com a água do cozimento. Verifique o tempero e acrescente sal a gosto. Junte o cheiro-verde e a couve picada e tire do fogo.

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você