Coxinha com recheio de carne louca!

-por , em 11/09 -
Coxinha com recheio de carne louca!

A Tirolez, uma das mais tradicionais marcas brasileiras de laticínios, sugere um recheio para deixar a coxinha ainda mais gostosa: carne louca com Requeijão Cremoso Tirolez. A combinação dos dois ingredientes certamente irá surpreender o paladar de amigos e familiares em qualquer ocasião. A coxinha é um salgado tipicamente brasileiro, eleito como o preferido dos paulistas, de acordo com pesquisa feita pelo Datafolha em 2014. Sequinha, crocante e dourada, pode ser encontrada em praticamente todas as padarias e lanchonetes do País. Confira abaixo a receita completa e inclua esse petisco no cardápio da sua casa! O que acha?

Nós quase infartamos 500 vezes quando recebemos essa receita e, na mesma hora, pensamos que tínhamos a obrigação moral de compartilhar com vocês. Somos especialistas em coxinha e, mesmo sendo cariocas da gema, sabemos bem que nem só de paulistas esse fã clube do melhor salgadinho é feito né? Não falta coxinha em todas as lanchonetes do Rio e, principalmente, festinhas e reuniões sociais! Conte aqui então, para mim, qual a sua coxinha favorita de todos os tempos! 🙂

Ingredientes (Recheio)

– 1 kg de lagarto em cubos grandes
– 1 folha de louro grosseiramente picada
– 2 dentes de alho picados
– ½ colher (chá) de cominho moído
– Sal
– 4 tomates maduros em cubos grandes
– 4 colheres (sopa) azeite
– 1 cebola grande em cubos pequenos
– 1 pimentão vermelho em cubos pequenos
– 4 colheres (sopa) de vinagre
– ½ lata de extrato de tomate (70g)
– Pimenta-do-reino

Ingredientes (Massa)

– 3 batatas médias (500g)
– 150 g de Manteiga com Sal Tirolez
– 5 xícaras (chá) de farinha de trigo
– 1 colher (sopa) de sal

Montagem

– 1 sachê de Requeijão Cremoso Pouch Tirolez (250g)
– 5 claras de ovo
– 3 xícaras (chá) de farinha de rosca
– Óleo para fritar

Modo de preparo: Comece pelo recheio – tempere o lagarto com o louro, o alho, o cominho e o sal. Acrescente os tomates, 3 colheres (sopa) de azeite e 4 xícaras (chá) de água (800ml). Cozinhe na panela de pressão, em fogo médio, por 40 minutos contados a partir do início da pressão. Refoque a cebola e os pimentões no restante do azeite. Quando a panela de pressão já estiver fria, abra-a com cuidado e misture a cebola, os pimentões, o vinagre e o extrato de tomate à carne. Se o caldo tiver secado, adicione de 1 a 2 xícaras (chá) de água (400ml) e deixe cozinhar por mais vinte minutos. Acerte o tempero com sal e pimenta-do-reino. Reserve para que esfrie.

Enquanto o recheio esfria, prepare a massa: lave bem as batatas e cozinhe-as em 4 litros de água temperada com sal, até que, espetando um garfo, elas estejam macias. Retire as batatas e reserve a água quente. Esprema as batatas com um espremedor, fazendo um purê. Em outra panela, coloque o purê, 5 xícaras (chá) de água quente do cozimento (caso haja pouca água, complete com água fria) e a manteiga. Mexa constantemente e, quando ferver, coloque a farinha de uma só vez. Mexa vigorosamente até formar uma massa lisa e homogênea que desgrude do fundo e das laterais da panela. Retire do fogo e despeje sobre uma superfície limpa e seca. Deixe amornar e sove até que esfrie completamente.

Monte as coxinhas: porcione a massa em 65 bolinhas (cerca de 30g cada). Modele as bolinhas e abra-as com os dedos, formando copinhos (posicione o dedo indicador no centro de cada bolinha e pressione levemente, girando-a). Repita o processo com todas as porções e recheie com a carne louca, pressionando delicadamente o recheio contra as “paredes” da coxinha, para deixar um espaço no centro para o requeijão. Finalize com o requeijão ainda gelado, fazendo um corte pequeno em uma das pontas da embalagem e pressionando-a para preencher a cavidade. Una as bordas das coxinhas, fazendo o acabamento no formato de um bico. Passe-as nas claras e, em seguida, na farinha de rosca.

Aqueça o óleo e frite as coxinhas aos poucos, até que estejam douradas. Retire-as com uma escumadeira e deixe escorrerem em um prato forrado com papel-toalha. Sirva a seguir, ainda quentes.

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você