Entenda porque seu corpo PRECISA de cerveja!

-por , em 04/02 -
Entenda porque seu corpo PRECISA de cerveja!

Não, vocês não estão ficando malucos. Logo depois de falar sobre o porque seu corpo vai piorando com o tempo e reagindo pior às suas ressacas, venho, por meio deste humilde blog, falar sobre o porque seu corpo precisa sempre de cerveja. Até porque não é segredo para ninguém que cerveja faz bem para a saúde, o que te prejudica sempre são os excessos. Quer entender os motivos? Vem comigo que explico, são oito.

Se tomada moderadamente, a cerveja ajuda a combater inúmeras doenças, desde uma simples gripe até a prevenção do mal de Alzheimer. E se você ainda acha que tudo isso é conversa fiada de bêbado que quer justificar suas bebedeiras, pode deixar que tenho oito argumentos prontinhos aqui na ponta do dedo para mostrar para vocês. Vamos aos oito motivos que provam que seu corpo precisa de cerveja!

drink

1. A cerveja auxilia seu sono – Beber cerveja ajuda você a ter uma noite de sono tranquila…o que é bem diferente de desmaiar de bêbado.

De acordo com uma pesquisa realizada pela University of Extremadura, na Espanha, o efeito sedativo da cerveja pode ser ideal para o tratamento da insônia e de outros distúrbios associados ao sono. O lúpulo presente na bebida aumenta a atividade do neurotransmissor GABA, substância que apresenta efeito sedativo e diminui a ação do Sistema nervoso, preparando o organismo para uma noite tranquila. E a “posologia” indicada pelos cientistas é a de duas latinhas diárias para homens e uma para mulheres.

2. Cerveja combate a gripe – Até então, acreditava-se que a cerveja interferia no sistema imunológico, mas aí apareceram os japoneses e mostraram que a história era justamente ao contrário.
De acordo com o estudo dos japas -publicado na revista científica Medical Molecular Morphology -o lúpulo presente na cerveja possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, capazes de inibir a multiplicação do vírus respiratório, contribuindo também para a prevenção da pneumonia. Enquanto você lia isso, mais uma criança japonesa estava estudando para descobrir a cura de alguma doença que sequer existe…

brinde

3. Cerveja combate o colesterol ruim – Pra quem não sabe, o colesterol ruim é conhecido como LDL (Low Density Lipoproteins) e é ele o grande vilão no aparecimento das temidas doenças cardiovasculares. A cerveja, em especial a versão escura, conta com um grama de fibra solúvel a cada garrafa. As fibras são responsáveis por reduzir os níveis de colesterol LDL, reduzindo o risco de infartos ou de outras doenças cardiovasculares.

4. Cerveja previne o aparecimento de doenças cardiovasculares – Conforme dito, com o colesterol LDL em baixa automaticamente o risco de doenças cardiovasculares também diminui. Mas nada disso faria sentido sem um estudo pra comprovar. E dessa vez foram os holandeses que se prontificaram na empreitada.
Um experimento publicado na revista científica The Lancet, constatou que pessoas que bebem cerveja regularmente apresentam taxas de vitamina B6 cerca de 30% mais altas quando comparadas a exames de outros que não costumam consumir a bebida. Quando os níveis são comparados a pessoas que bebem vinho com frequência, a concentração da vitamina chega a ser duas vezes mais elevada. A vitamina B6 é responsável por ajudar a eliminar a homocisteína, substância que, em excesso, contribui para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

E para reforçar a pesquisa dos holandeses, um outro estudo realizado pelo Centro de Pesquisa Cardiovascular de Barcelona, na Espanha, ainda demonstrou que a cerveja possui efeito protetor do sistema cardiovascular, reduzindo a cicatriz no coração provocada por um infarto agudo do miocárdio.

chopp

5. Cerveja diminui o cálculo renal – Se você acha literalmente “um saco” aquela mijação toda quando enche a cara de cerveja, pode tratar de rever seus conceitos. De acordo com um estudo finlandês, a propriedade diurética da cerveja pode reduzir em 40% os riscos de desenvolver pedras nos rins. Mas é preciso beber com moderação para obter os benefícios. Em excesso, a cerveja pode ser responsável por agravar o quadro. O segredo aqui é a já manjada indicação dos especialistas: Mulheres bebem uma latinha diária, homens, duas.

6. Cerveja auxilia no seu sistema imunológico – Lembra dos japoneses? então… o consumo moderado de cerveja traz benefícios para o sistema imunológico, tornando o organismo mais resistente a algumas infecções. A revista científica Annals of Nutrition and Metabolism afirma que, após um mês, o consumo diário de uma latinha de cerveja para mulheres e duas para homens é capaz de aumentar a concentração de células de defesa do sistema imune, elevando a produção de anticorpos.

brinde

7. Cerveja proporciona ossos fortes – Um estudo do Kings College, em Londres, comprovou que a cerveja pode beneficiar a saúde dos ossos e do tecido conjuntivo. O silício, presente na bebida, ajuda a melhorar a densidade óssea. Já segundo pesquisadores da Universidade da Califórnia, a substância, encontrada no grão da cevada, é mais abundante nas cervejas do tipo ales e nas lagers. Em contrapartida, o processo de torra dos grãos de cevada reduz a concentração da substância nas cervejas escuras. As versões de trigo também apresentam taxas reduzidas de silício.

8. Cerveja previne o aparecimento do mal de Alzheimer – Talvez um dos maiores benefícios já comprovados e atribuídos à cerveja. Um grupo de cientistas da Universidade de Loyola, nos Estados Unidos, revisou 34 estudos que relacionam o consumo de álcool e problemas cognitivos, totalizando 365 mil voluntários analisados. Os resultados apontaram que aqueles que bebem cerveja moderadamente apresentam risco 23% menor de desenvolver Alzheimer e doenças semelhantes, quando comparados a pessoas que nunca consomem a bebida.

Contudo, não é preciso lembrar que encher a cara de cerveja não vai te transformar num super-herói, né!? Beba com moderação e respeito ao seu organismo. Se respeitar seus limites, os efeitos a longo prazo certamente aparecerão.

CervasClube

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você