Grife Holandesa Cool Cat “ofende” Brasileiros!

-por , em 24/04 -
Grife Holandesa Cool Cat “ofende” Brasileiros!

Esta semana, a marca de roupas holandesa Cool Cat está dando o que falar com a pequena homenagem feita ao Brasil (que também foi estendida à Espanha, Inglaterra e Itália). A renomada marca, que também tem lojas na França, Bélgica e Luxemburgo, lançou uma série de camisetas com as cores e bandeiras dos países citados e, em letras grandes e bem legíveis, gravou palavrões no lugar dos nomes do respectivos países. A foto da camiseta foi tirada na loja da Holanda, mas as camisetas especiais podem ser compradas no site da Cool Cat.

O Brasil foi agraciado com o sonoro MERDA, estampado em letras verdes garrafais. A Espanha recebeu um legível PUTA (não precisa de tradução…), enquanto que a Inglaterra ganhou IDIOT (idiota) e, já a Itália recebeu de brinde o famoso Cazzo ( caralho). Brasileiros que moram na Holanda protestaram em frente a loja, e o gerente da mesma informou que as camisetas o seriam retiradas da vitrine, porém as vendas continuaram a ser feitas via web no site da loja até a data de ontem. A da Itália ainda pode ser comprada normalmente.

Em sua página oficial, a Cool Cat disse que as camisetas não visavam ofender nenhuma nacionalidade, mas sim “brincar com a linguagem do povo e da linguagem dos próprios jovens” e “remeter para o ambiente de um jogo de futebol”. Ainda em sua página oficial, a empresa disse que “Os textos nos t-shirts não devem ser nunca interpretados de maneira pessoal ou discriminatória” e que “A Cool Cat lamenta que algumas pessoas se sintam, apesar de tudo, apontadas por estes t-shirts e decidiu retirar por enquanto estes artigos da venda”. 

No Brasil existe uma marca de roupas Cool Cat que não tem qualquer ligação com a Cool Cat holandesa. Inclusive, a Cool Cat brasileira publicou nota de repúdio a sua xará holandesa.

Esta brasileira aqui em particular, não se sentiu tão ofendida quanto os revoltados indignados das redes sociais, pois tem um maravilhoso senso de humor e como cidadã, acha que a palavra escrita na camiseta representa fielmente a situação em que o “país da Copa” se encontra.

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você