Que tal ler a nossa coluna sobre o Luke desde o comecinho? Clique aqui e embarque nessa nossa aventura de criar um cachorrinho! Como comentei na última semana, estamos tentando adestrar o Luke através do Método Clicker, adaptado por Guillermo Coelho, um brasileiro que mora lá nos Estados Unidos e que virou nosso Guru Virtual na criação do Luke. Para os que ainda não viram o site de Adestramento de Cães, corram lá agora mesmo, é muito legal, extremamente didático e o mais importante: FUNCIONA!

 

Vou reproduzir aqui a primeira lição do nosso adestrador querido (ele sabe disso, tá?) e comentar como está sendo com o Luke… A coisa que todo mundo quer ensinar logo que o cãozinho chega em casa é onde fica o lugar certo para ele fazer as necessidades. E é realmente desesperador tudo isso, porque o filhotinho não tem muita noção de nada e para ele todo lugar é lugar, por isso devemos treiná-lo desde cedo mesmo.

 

Confira as super dicas que o Guillermo Coelho deu para seus seguidores:

 

:: Para o seu filhote, não existe lugar certo ou errado para ir ao banheiro. Quando ele sente vontade, é natural fazer ali mesmo. Cabe ao dono ensinar qual é o lugar certo e reforçar quando ele acerta.

 

:: Comece a ensinar seu cachorro assim que ele chegar em sua casa. Não espere até que ele tenha 03 ou 04 meses, como se acreditava no passado.

 

:: O instinto natural do cachorro é manter limpo o lugar onde ele come e dorme. Vamos usar esse instinto a nosso favor. Aliás, essa é a base de todo o meu método: entender como o cachorro pensa para se comunicar efetivamente com ele.

 

:: No começo, seu filhote deve ser constantemente supervisionado e ficar limitado a uma área específica da casa, por exemplo a sala de estar ou de jantar quando você estiver em casa e a lavanderia ou área de serviço quando o cão estiver sozinho. Ele só deve andar livre em outras partes da casa, quando estiver completamente treinado. O cachorro pode se confundir com espaços muito diferentes e também previne acidentes nos quartos ou áreas acarpetadas, etc.

 

:: Entenda que filhotes não conseguem segurar por muito tempo. É importante que você adote um horário para dar comida e água para seu cão. Alimente-o todos os dias na mesma hora (nunca perto da hora de dormir) e retire a água e a comida antes de você ir para a cama (não se esqueça de encher a vasilha de água assim que você acordar). Seu cão vai entrar nessa rotina e “o que entra no horário, sai no horário”. Entendeu?

 

:: Nunca dê bronca ou bata no seu cachorro quando ele “fizer” no lugar errado. Isso só vai fazê-lo associar que “fazer” perto de você é errado, e vai sempre querer fazer escondido, o que faz o treinamento mais difícil.

 

Treinando seu cachorrinho…

 

Esse método é para ser usado toda vez que você estiver em casa. Siga-o o melhor que puder. Alguns cachorros vão aprender em poucos dias, outros podem demorar algumas semanas, depende do seu cão. Tenha um pouco de paciência, vai valer a pena.

 

:: Escolha a área de sua casa onde você quer que seja o banheiro do seu cachorro. Pode ser um canto na área de serviço, ou um pequeno banheiro, etc. Piso frio é o ideal.

 

:: Cubra toda a área com algumas camadas de jornal. Se você mantém a caminha e a água em um canto desta área, não há necessidade de forrar esse canto, mas o resto do espaço deve ser forrado.

 

:: Quando seu filhote faz xixi ou coco no jornal e você está presente, sempre o elogie com bastante entusiasmo. De preferência dê-lhe alguma guloseima. Você quer que ele entenda que “fazer” ali deixa você feliz. Se você não estiver presente no ato, não adianta elogiar pois o filhote não vai associar o que ele fez com o seu encorajamento.

 

:: Remova as folhas de jornal sujas imediatamente e reponha com folhas limpas. Mas, guarde umas das folhas que estejam ligeiramente molhadas e coloque sobre as outras no canto desta área que futuramente você quer que seja o lugar definitivo para ser o banheiro. O filhote vai se orientar pelo cheiro neste canto e deve “fazer” cada vez mais perto desta área que você designou.

 

:: Depois de um tempinho, ele vai se acostumar a “fazer” apenas no jornal e vai procurar pelo jornal todas as vezes que tem vontade. Você perceberá que ele vai acabar escolhendo um local preferido, e preferencialmente este é o local no qual você sempre deixa o jornal com o “cheirinho” para ele. Em geral, este canto é o mais longe possível da caminha e da comida.

 

:: Agora é a hora de retirar um pouco do jornal desta área, você vai começar a reduzir a área coberta. Comece retirando o jornal das partes onde ele normalmente não faz. Agora a lavanderia vai ter caminha e a água do seu filhote e uma pequena área em volta sem jornal. O seu filhote vai continuar fazendo só no jornal – senão, dê um passo para trás e cubra toda a área por mais uns dias.

 

:: Continue tirando o jornal gradativamente até que haja apenas uma ou duas folhas no canto que você quer que seja definitivo. O resto da lavanderia agora está descoberto.

 

:: Quando o filhote estiver fora da lavanderia, lembre-se de levá-lo para lá a cada 30 ou 60 minutos (depende do cachorro) para ele ter uma oportunidade de usar o banheiro. Outra coisa importante é aprender os sinais que ele te dá. A maioria dos cachorros, quando precisa ir ao banheiro, fica agitado, late, ou quer ir em direção ao seu banheiro. Toda vez que você perceber esses comportamentos, leve-o para lá imediatamente.

 

:: Se você pegar o seu filhote no ato de fazer xixi ou coco no lugar errado, interrompa-o falando firmemente “não” só uma vez ou bata uma palma forte, uma só. Não dê bronca, não grite, apenas seja firme e leve-o para o lugar de sempre. Se ele continuar a fazer no lugar certo, elogie e reforce como sempre. Limpe o acidente com algum neutralizador de odor que não contenha amônia.

 

:: Se, eventualmente, você pretende treinar seu cachorro a usar o banheiro do lado de fora, vá movendo gradativamente as folhas de jornal na direção da porta e finalmente para fora. Seu cachorro vai seguir o jornal.

 

Gostaram das dicas? Cadastre-se no site Adestramento de Cães e receba as dicas do Guillermo Coelho. Nós vamos continuar postando aqui as dicas que recebemos dele diariamente, pois estamos treinando o Luke e torcendo muito para ele aprender todas as lições. Em breve colocaremos aqui vídeo do nosso pequenininho já trabalhando da forma correta! =)