Imagine poder viajar pelas verdades dos nossos contos e lendas favoritas? Não entendeu a minha pergunta? É mais ou menos assim: Imagine-se descobrindo o bosque pelo qual uma menina de capinha vermelha correu para a casa de sua avó, os cantos por onde Merlin treinava seus feitiços mais secretos e por onde a Bela Adormecida cantarolava antes de cair em seu sono profundo. Seria o sonho de qualquer fã, já imaginou poder postar um selfie em um bosque encantado? Qual lugar de histórias mágicas você gostaria de visitar?

Para algumas pessoas, a viagem presencial seria quase impossível, mas uma viagem através dos livros seria um sonho. Pois o escritor francês Jean-Pierre Bayard dedicou seu tempo a estudar o folclore mundial e, a partir desse objetivo culturalmente diversificado, publicou o livro História de Lendas, no qual aprofunda seus conhecimentos sobre os contos e a forma como eles se apresentam para as sociedades.

Aspectos como a evolução das lendas, generalidades, interpretação, divulgação e o “maravilhoso” aparecem embasados por fatos históricos e análises sociais, revelando a linha de pesquisa que o autor adotou para se aprofundar nas fábulas e personsagens mais diversos. Entre elas estão: “Fausto”, “Don Juan”, “A Bela Adormecida”, “O Gato de Botas”, “O Chapeuzinho Vermelho” e “Merlin”.

Para fazer o download da obra na íntegra, clique aqui. [Catraca Livre]