Todo mundo sabe que a Marvel tem por hábito conectar suas histórias através de acontecimentos em comum entre os filmes de seus super heróis. Durante a chamada “Fase 1″ isso funcionou brilhantemente e agora tem se repetido com maestria. Provavelmente tem funcionado ainda melhor porque agora temos uma série de TV que permite que as conexões com os filmes sejam feitas de forma mais rápida e assim a história se desenvolve mais facilmente – pelo menos entre TV e cinema. E nunca o atual slogan do estúdio, “It´s All Connected” fez tanto sentido

ATENÇÃO: O TEXTO A SEGUIR CONTÉM SPOILERS

Antes de analisarmos o atual cenário de série e filme, vale uma atualização sobre Agents. Do episódio 11 ao 16, a Centopeia confirmou ser mesmo a verdadeira inimiga da S.H.I.E.L.D, assim como o misterioso Clarividente. Isso ficou bem claro no episódio em que Mike Peterson reaparece (S01E10 – The Bridge)Pois bem, em seu “cativeiro”, Coulson é torturado por Raina e Mr. Poe que querem saber (ou melhor, recebem ordens do Clarividente) para saber o que aconteceu afinal no processo de “ressurreição” de Coulson e o procedimento faz com que ele tenha lembranças bastante dolorosas do que realmente aconteceu. A partir daí começamos a descobrir que Nick Fury fez o que pôde e o que não pôde, recrutando os melhores médicos que reconstruíram todo o cérebro de Coulson – e a cena foi mostrada – e criaram a “lembrança” do Taiti. A partir deste momento, pode-se dizer que Coulson passou a ser outra pessoa (S01E11 – The Magical Place). 

stan lee

Então a partir daí as coisas começam a se desenvolver. Os agentes começam sua caçada atrás de Ian Quinn (S01E13 – T.R.A.C.K.S) numa grande operação mas que dá errado e acaba com Skye baleada e correndo risco de morte (apenas uma observação: é neste episódio que acontece a participação especialíssima de Stan Lee, numa ponta cheia de humor). No final deste episódio Mike Peterson aparece agora “restaurado” pela Centopeia e parece fazer parte de um novo projeto, o Deathlok. Quando a equipe resgata Skye e precisa fazer todo o possível para salvá-la (inclusive cogitam o mesmo procedimento usado para trazer Coulson de volta à vida), o agente John Garrett, interpretado por Bill Paxton aparece na S.H.I.E.L.D. com o intuito de interrogar Quinn que está sob custódia e aí descobrimos que ele e Coulson são amigos de longa data e que ele ainda foi o “O.S”. de Ward (S01E14 – T.A.H.I.T.I.).

Diante deste cenário, com a S.H.I.E.L.D. sabendo que tem que lidar com o Clarividente – mas antes precisa descobrir quem ele é -, Coulson descobre que sua salvação não foi só através de um bizarro procedimento médico, mas também de uma espécie de antídoto alienígena que também foi usado para salvar Skye. E ainda surge a suspeita sobre o papel de  May na equipe de Coulson. Quando Fitz descobre que ela tem uma linha secreta para falar com o Diretor Fury sobre os avanços de Agente Coulson sobre a descoberta de seu post mortem, ela começa a ser vista como traidora. Exatamente no momento em que todos passam a ser suspeitos de pertencer à H.Y.D.R.A, organização nazista que é revelada em Capitão América – O Primeiro Vingador. E depois de muita desconfiança, paranoias e um ataque, é revelado que o verdadeiro Clarividente é Garrett e o infiltrado na equipe de Coulson é Ward (!!!!!) que mata Victoria Hand e ao invés de escoltar Garrett até a “Geladeira” (uma espécie de prisão de segurança máxima da S.H.I.E.L.D.) como todos seus companheiros pensam, começa a seguir o mentor para executar seus planos de tomada da organização (s01e16 – The End of the Beginning).

Agents-of-S.H.I.E.L.D-1x14

A partir daqui, chegamos ao ponto máximo da série na primeira temporada: a reviravolta diretamente ligada aos fatos de Capitão América e o Soldado Invernal.

O filme se passa dois anos após a Batalha de Nova York de Os Vingadores. A  H.Y.D.R.A. ressurge como infiltrada na S.H.I.E.L.D. através das doutrinas no Dr. Zola, o cientista nazista que ajudou a fundar o centro de pesquisa que foi declarado derrotado e extinto após a derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial. Na verdade, a H.Y.D.R.A. nunca acabou em definitivo e é revelado que seus antigos membros começaram a se infiltrar na então recém-criada S.H.I.E.L.D.

escudo

Todo o filme se desenrola dentro de uma S.H.I.E.L.D. tomada pela H.Y.D.R.A., na qual começa a ficar muito difícil saber em quem confiar. O Diretor Fury (dado como morto no episódio 16 de Agents of S.H.I.E.L.D) de fato se passa por morto, uma vez que o Soldado Invernal – mais tarde revelado que se trata de Bucky Barnes, o amigo de infância de Steve Rogers que foi resgatado pela H.Y.D.R.A. e preparado para ser um assassino em série através dos experimentos científicos da organização.

capitão américa

A saída de Fury, Maria Hill e outros integrantes da S.H.I.E.L.D. assim como o ataque da H.Y.D.R.A. no filme sugere que a organização acabou. Isso pode ser claramente sentido no episódio lançado logo após a estreia do filme nos EUA, (S01E18 – Providence), quando Coulson e sua equipe se vêem sozinhos e desconfiados. Com a notícia da morte de Fury, a suspeita de que May está envolvida em algo obscuro e sem imaginar que Ward faz parte da H.Y.D.R.A., ele ordena que Skye apague qualquer registro dos integrantes de sua equipe, uma vez que ele acredita que todos estão sendo caçados. Após receber coordenadas misteriosas em seu distintivo que ele acredita ser de Fury (que no fim era mesmo), ele segue com todos para um local remoto e isolado no Canadá mesmo contra a vontade da equipe que acredita que ele está louco. Mas no fim encontram uma base secreta da S.H.I.E.L.D. e Coulson descobre que Fury está vivo.

Enquanto isso, Ward e Garrett invadem a “Geladeira”, matam os vigias e resgatam Raina que é nomeada pelo Clarividente como uma espécie de coordenadora do novo projeto Deathlok. Mas a garota dos vestidos floridos tem uma enorme decepção ao descobrir que o mito do Clarividente que ela imaginou não passa de um agente de alta patente e acesso à informações privilegiadas. Mas ainda assim, aceita continuar trabalhando para ele. Já Ward aproveita seu momento casalzinho com Skye – os dois se beijam em “End of the Beginning” e a ex-hacker se derrete toda pelo seu agora ex-supervisor, uma vez que ela é aceita na S.H.I.E.L.D. e passa a ser acompanhada por Coulson. Skye mantém contato com Ward acreditando que ele corre perigo monitorando o Clarividente e o atualiza sobre todos os passos da equipe. Ou seja, grandes decepções vem por aí.

Agents-of-SHIELD-Providence-2

O enredo chocante entre a série e “Capitão América…” que indicam o fim da S.H.I.E.L.D.  deve ser desenrolado até o final da temporada, que ainda tem mais três episódios. É inegável que a maior característica da Marvel, que é conectar todas suas histórias e heróis fica ainda mais marcante e forte nesta fase – cuja continuação deve aparecer em “Os Vingadores 2”, que estreia em 2015. Claro que até muita coisa ainda deve acontecer na série, embora a segunda temporada ainda não tenha sido oficialmente confirmada. Confirmadas mesmo até o momento são as participações de Samuel L. Jackson como Nick Fury e Cobie Smulders como Maria Hill.

Assista abaixo o trailer do novo episódio, “The Only Light in the Darkness