Antes de mais nada: O que te deixa se sentindo superior? Provavelmente nada que tenha fraqueza ou dificuldade para desenvolver. Se você é bom em um esporte, com toda certeza durante uma partida com alguém notoriamente inferior em sua capacidade te faz sentir essa superioridade toda. Saber que é bom em alguma coisa não é ruim, ruim é se aproveitar das pessoas por causa desse sentimento.

 

Vamos começar pela ciência da coisa: Complexo de superioridade refere-se a um mecanismo subconsciente de compensação neurótica (sim, a psicologia adora esse termo) desenvolvido pelo indivíduo como resultado de sentimentos de inferioridade. Os sentimentos de inferioridade desde complexo específico são frequentemente despertados por rejeição social, possivelmente como resultado da desatenção do indivíduo para com a higiene pessoal, má aparência ou baixa inteligência quando comparada a de outrem. A expressão foi criada por Alfred Adler, como parte de sua escola de psicologia individual.

 

hitler complexo de superioridade

 

O complexo de superioridade marcou a história da humanidade em diversas épocas. A escravatura, seja ela de qualquer raça, sempre foi uma demonstração de desigualdade social causada pelo próprio ser humano. Em momento algum existiu uma prova concreta de que um de nós é melhor ou pior do que o outro, prova essa que justificaria a existência de determinadas pessoas mais arrogantes e autoritárias do que as outras. A personalidade pré-definida que traz ruindade e necessidade de se sentir acima dos outros é algo extremamente preocupante desde os primórdios.

 

Não devemos jamais nos sentir superiores uns aos outros, não devemos jamais passar por cima dos sentimentos de quem está ao nosso lado e, mais importante de tudo, não devemos jamais buscar nosso crescimento pessoal, sentimental ou profissional às custas de quem está do nosso lado. Como todos costumam dizer, o mundo dá voltas e essa é uma das poucas certezas que temos na vida. O planeta não tem somente 07 pessoas ou o mundo corporativo não é um ovo, o seu destino que se encarrega de levá-lo de encontro com suas próprias fraquezas, sejam elas naturais ou causadas pelo seu tenebroso complexo de superioridade.

 

vikings complexo de superioridade

 

Quem tem conhecimento, tem poder, e esta é uma das coisas mais complexas de lidar na sociedade. Vivemos na era da comunicação, do conhecimento de fácil acesso, da internet. Como podemos lidar com tanto conhecimento e informação diversificada se não sabemos nem lidar com o básico que o diploma nos traz? Estamos vivendo a era dos senhores de si. Pensem em uma personalidade como a de Hitler vivendo na época atual – ok, ele talvez não conseguisse desenvolver campos de concentração responsáveis pelo massacre de tanta gente como naquela época, mas ele conseguiria fazer um estrago muito maior e muito mais complexo, concordam? A morte de zilhões de judeus seria talvez uma pequena consequência perto do estrago que alguém pessimamente determinado poderia fazer com a internet nas mãos.

 

A capacidade de passar por cima dos seus amigos e inimigos está muito maior hoje em dia, com uma simples resposta atravessada ou “curtir” no Facebook, somos capazes de causar grandes confusões. Para alguns estamos vivendo a era da inovação e do avanço intelectual, para outros, estamos nos enterrando em um profundo mar de desprezos, preconceitos, elitismos e complexos de superioridade. Como diria o tio de Peter Parker, GRANDES PODERES TRAZEM GRANDES RESPONSABILIDADES – e ele não estava brincando com relação a isso.

 

Perfil Coxinha

Coxinha Nerd

Pense nisso jovem Padawan!
A favor dos nerds e contra a tirania dos Kibes.
Facebook | Twitter