Como fazer bolo de churros!

-por , em 08/07 -
Como fazer bolo de churros!

Eu não sou uma pessoa de doces, mas sou uma pessoa de doce de leite, especificamente, a qualquer momento do dia. Recebi esta receita da União, empresa referência em adoçamento, que tem investido no desenvolvimento da cozinha experimental com uma inovação saborosa. O Bolo de churros traz a perfeita combinação de canela, doce de leite e açúcar em uma releitura especial. O doce, muito popular nos países da América Latina, serviu de inspiração para um bolo de massa fofinha, recheio cremoso e aroma irresistível. A cozinha experimental da União existe desde 1957, justamente com a função de testar receitas e passar para os consumidores da marca, dicas e possibilidades de inovação.

Transformar um doce tão popular em um bolo de fácil preparo e que incorporasse as características que conferem tanto sucesso aos churros foi um exercício natural para a equipe da chef Ivy de Oliveira, que comanda a cozinha experimental. “Buscamos constantemente trabalhar com novidades para nossos consumidores, o bolo de churros é um exemplo dessa proposta. Utilizamos os principais ingredientes do doce para criar um bolo que traz o sabor do churros, mas com a textura de um bolo leve e macio. É isso que deixa essa releitura tão interessante”, explica a chef. Agora vamos à receita que é o mais gostoso disso tudo, né?

Ingredientes (Massa)

6 claras (240g)
6 gemas (120g)
6 colheres (sopa) de manteiga (120g)
2 xícaras (chá) de açúcar refinado UNIÃO (320g)
1 xícara (chá) de leite (200ml)
4 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada (440g)
4 colheres (sopa) de canela em pó (28g)
2 colheres (sopa) de fermento em pó (20g)

Ingredientes (Recheio)

2 latas de doce de leite cremoso
Açúcar de confeiteiro GLAÇÚCAR, para polvilhar

Modo de preparo (Massa): Em uma batedeira, bata as claras em neve e reserve. Em seguida, bata as gemas, a manteiga e o açúcarUNIÃO. Aos poucos, adicione o leite e a farinha de trigo e continue batendo. Acrescente a canela e o fermento. Por último, adicione as claras em neve. Coloque a massa em uma forma untada e leve para assar em forno preaquecido (180ºC) até que ao espetar um palito este saia sem vestígios de massa. Desenforme morno e após esfriar, corte o bolo em 3 camadas.

Montagem:  Coloque uma camada do bolo sobre o prato e recheie com doce de leite. Repita o procedimento mais uma vez e finalize com uma camada do bolo. Coloque o restante do recheio em um saco de confeitar com bico pitanga e decore a parte de cima do bolo. Finalize polvilhando com açúcar de confeiteiro GLAÇÚCAR.

Dicas e informações: A temperatura do forno deve estar em 180 graus e o tempo de cozimento da massa é de 40 minutos, não abra o forno antes desse tempo. Esta receita rende 12 porções bem servidas e deliciosas.

Comente aqui embaixo o que achou dessa receita e, se fizer, tire uma foto e nos marque no Instagram – @coxinhanerd. Beijos!

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você