Olá Coxinhos! Nós temos o Luke, o cão nerd mais inteligente do mundo, mas não podemos deixar de dizer para vocês que ele é um dos mais bagunceiros do mundo também, conhecido por aí como um típico “cão desobediente”. Tudo que ganha come, destrói, já roeu os pés da minha mesa da sala, não podemos mais deixar nenhum calçado pelo chão, panos de chão, nada, nada, nada, nada. Por isso, busquei dicas e decidi compartilhar com vocês!

 

O cão considerado desobediente é na verdade, um cão independente, que toma sua própria decisão, e que não precisa de seus donos para realizar tal façanha. Quando deparamos com um cão deste tipo, logo o taxamos de “cão teimoso”. No entanto, nem sempre algumas atitudes são teimosias. Precisamos entender que o homem desenvolveu as raças de acordo com as suas necessidades em um determinado momento. Raças mais independentes ou “teimosas” também são necessárias e muito bem vindas em alguns casos. Os cães denominados de “terriers”, por exemplo, de forma geral, não trabalharam em parceria com o homem e nem dependeram das ordens dele para tomar decisões. Ficavam soltos nas fazendas e eliminavam, por conta própria, os predadores entocados. Assim, ganharam independência e capacidade de resolver seus problemas sozinhos.

 

Muitos cães já nascem com esta índole. O exemplo mais comum são aqueles filhotes que mastigam e destroem moveis e objetos e mesmo após levarem uma bronca, continuam mastigando principalmente, quando o dono sai de perto. Não existe uma fórmula eficaz para modificar a índole de um cão teimoso, mas, podemos torná-los mais receptivos às ordens. O segredo está no nosso tom de voz que deve ser bastante imponente. Outro ponto chave é sempre insistir na bronca até que o cão acate as nossas ordens. Caso o cão note certa desistência por parte do dono (o que eles percebem com muita facilidade), não obedecerá mais, por mais que se insista. É claro que educar um cão independente é mais difícil do que educarmos um cão mais dependente do homem, mas, isto é possível. O seu treinamento irá exigir paciência e tempo além de muita dedicação e carinho.

 

Dra. Vanessa Mollica Caetano Teixeira
Médica veterinária – UFV
Especialização em clínica e cirurgia – UFV
Mestrado em cirurgia – Unesp – Jaboticabal

 

Perfil Coxinha

Coxinha Nerd

Então o Luke não é desobediente? Ele é independente? O.O
A favor dos nerds e contra a tirania dos Kibes.
Facebook | Twitter

Compartilhe: