Como Cruella pode cometer o mesmo erro de Malévola?

O primeiro trailer de Cruella fez a ansiedade de muitos fãs disparar. Mais uma vítima da nova era dos live-actions, Cruella chega como o segundo lançamento voltado para uma vilã da Disney, algo que já aconteceu com Malévola. Muitos live-actions foram extremamente criticados, como foi o caso de O Rei Leão. Outros, como Mogli e Aladdin, tiveram suas audiências em um nível máximo, com o público aplaudindo de pé a nova versão do clássico. 

O próximo lançamento live-action da Disney será Cruella, dirigido por Craig Gillespie (I, Tonya) e trazendo Emma Stone como a protagonista. O filme é baseado na personagem Cruella de Vil, de Dodie Smith em 1956. A vilã dos 101 Dálmatas ganhou reputação e teve sua estreia em versão animada em 1961. A versão live-action de Stone não é a primeira a ser lançada, afinal, Cruella já foi vivida por Glenn Close em 1996. 

O trailer trouxe para o público um pouco do que irá acontecer no filme e também o tom que a produção irá assumir. Além disso, o vídeo mostrou também que a Disney pode voltar a repetir o mesmo erro que cometeu com seu outro live-action voltado para uma vilã. 

Malévola explorou o passado da vilã e a mostrou como uma fada de bom coração, que acabou se voltando para o lado do mal após ser enganada pelo amor de sua vida, o Rei Stefan. Embora ela tenha seguido adiante com o plano de amaldiçoar Aurora, ela acaba encontrando sua redenção e salvando a jovem princesa, se tornando exatamente o oposto da versão original do clássico da Disney. Desde então, o estúdio vem buscando formas de humanizar suas vilãs e ao que parece, Cruella seguirá pelo mesmo caminho.  

Embora não estejam entre os favoritos do público, vilões precisam continuar sendo vilões para que tudo tenha sua magia e seu charme. O que aconteceria com Star Wars, Senhor dos Anéis e Harry Potter sem Darth Vader, Sauron e Voldemort? Parte do enredo de uma história inclui o lado do vilão, que não precisa ser humanizado a todo o tempo. Estamos falando de uma das maiores vilãs da Disney, cujas ações não podem ser justificadas. Ela é conhecida por esfolar filhotes de cachorros para fazer casacos, o que de forma algum pode ser explicado ou justificado. Existem pessoas ruins no mundo, como Cruella, e precisamos falar disso. 

Não importa o que Cruella passou ao longo dos anos, nada justifica a matança de animais indefesos para puro interesse na moda. Na verdade, tentar justificar isso apenas torna tudo pior. 

Cruella tem previsão de estrear em maio de 2021. 

LEIA MAIS SOBRE FILMES