GHOST IN THE SHELL | Entenda tudo sobre a obra!

GHOST IN THE SHELL | Entenda tudo sobre a obra!

AINDA NÃO ENTENDE GHOST IN THE SHELL? TE DAMOS UMA MÃOZINHA!

Ghost In The Shell, para os mais aficionados por animes e mangás (os chamados otakus) é um dos mais clássicos e aclamados títulos criados. Com uma pegada puxada (e muito) para o lado cyberpunk (que é um subgênero da ficção-científica que preza a alta tecnologia e baixo nível de vida).

Criado em 1989 por Masamune Shirow (o mesmo criador de outro mangá / anime do mesmo gênero, Appleseed), Ghost In The Shell (ou G.I.T.S.) conta a história de Motoko Kusanagi, uma Major (como também é amplamente conhecida) que vive em 2029 e  é a líder da unidade de serviço secreto Esquadrão Shell, responsável por combater o crime. Motoko foi tão modificada que quase todo seu corpo já é robótico. De humano só teria sobrado um fantasma de si mesma.

Apesar de ficar mais conhecido no presente momento por conta de seu live action com Scarlett Johansson no papel da Major Motoko, a primeira produção em filme, que foi uma animação, foi lançada em 1995.

Uma das maiores curiosidades de G.I.T.S. é que cada série de sua publicação conta com um enredo alternativo e  diferente do que vimos nas outras. Para explicar um pouco mais disso precisamos nos aprofundar nas suas principais franquias: G.I.T.S., Stand Alone Complex e Arise.

G.I.T.S. é a franquia original criada por Shirow em 89 que conta somente com um filme lançado em 1995 e foi uma das principais inspirações das irmãs Wachowski para a criação da trilogia Matrix.

O filme conta com uma sequência direta, intitulada como G.I.T.S. 2: Innocence, onde o protagonista dessa história não é a Major e sim Batou, seu parceiro e amigo. A diferença entre o lançamento das duas produções foram de quase 9 anos, já que Innocence foi lançado somente em março 2004.

Já a segunda franquia, Stand Alone Complex, foi a primeira a ser retratada em forma de série. Com duas partes, intituladas 1st GIG e 2nd GIG, a história não precisa (e também não deve) ser assistida em sequência ao primeiro filme, já que se utiliza de uma outra trama completamente diferente (e que, mesmo sendo a mais conhecida obra, não deverá ser a que será adaptada nos cinemas).

Cada parte do anime contém 26 episódios de aproximadamente 25 minutos (que é a média dos animes transmitidos) e um O.V.A. (sigla para Original Video Animation) com 108 minutos de duração, intitulado como Solid State Society, que é a continuação de Stand Alone Complex.

A terceira franquia, G.I.T.S.: Arise, ou como também é conhecida no Japão, Mobile Armored Riot Police: Arise, é basicamente um reboot do primeiro G.I.T.S. de 1995, e conta com 5 O.V.A.’s de aproximadamente 50 minutos cada e que, mais tarde, acabaram sendo lançados no formato TV, sendo divididos em 10 episódios de 25 minutos cada e rebatizado para Ghost in the Shell: Arise – Alternative Architecture.

Além dos 5 O.V.A.’s, Arise acabou ganhando um filme que tem fortes ligações com o enredo de Border:5 –  Pyrophoric Cult, quinto O.V.A. de Arise. Intitulado como Ghost In The Shell: The New Movie, o filme, com 100 minutos de duração, foi lançado em 20 de junho de 2015.

O live action que será protagonizado por Scarlett Johansson teve suas primeiras impressões bastante elogiadas pela crítica, principalmente pela fidelidade ao anime de 1995, e sendo considerada uma “regravação das cenas do anime com atores“, como você pode conferir no vídeo abaixo da comparação das cenas do trailer com o anime.

O mais complicado de toda a franquia é a ordem que cada publicação deve ser assistida. Por isso vou deixar um fluxograma que encontrei e uma pequena legenda, já que até o fluxograma é um pouco complicado.

Para visualizar o arquivo em tamanho real, é só clicar na imagem.

  • Seta Prequel & Prequel – Prequel é uma história que se passa antes de outra, o oposto de sequência (Sequel). Exemplo: Logo no topo do Fluxograma, temos GITS Arise com uma seta vermelha apontando para ele, escrito prequel, e na outra ponta está o filme clássico do GITS de 1995 com sequel, então a conclusão lógica é que os eventos mostrados no GITS Arise se passam antes do filme e tem relação com este.
  • Seta Summary – Isso significa que a obra indicada pela seta, uma é a original (normalmente uma série de tv) e a outra ponta da seta é o filme e/ou ova resumo dessa série de tv.
  • Seta Alternative Setting – Essa aqui indica um “continuação” em um universo paralelo, uma visão própria e particular da obra.

O live action está prestes a ser lançado, em 30 de março sendo mais específico, tem a seguinte sinopse: “Na trama, acompanhamos Motoko Kusanagi, a Major (Scarlett Johansson), uma híbrida de humano e robô, que lidera um esquadrão de elite: a Seção 9. Major precisa perseguir os mais perigosos criminosos e extremistas, entre eles um hacker, que tem como objetivo deter os avanços da tecnologia cibernética”

Veja mais sobre Filmes

Vinny Romanelli
por

Vinny Romanelli

Viciado em games, animes e action figures (NÃO-SÃO-BONECOS). Esse carioca da gema leva o Japão no coração. Quase um gibi ambulante, futuro marketeiro e chato quando chamam animes e mangás de "desenhos para crianças". See ya Space Cowboys!!!

Recomendamos para você