Cada dia mais pessoas resolvem aderir ao estilo de vida mais saudável, incluindo alimentos melhores em sua alimentação, fazendo exercícios, acatando conselhos de nutricionistas e educadores da área, enfim, muitas mudanças. Mas o que todo mundo precisa ter é consciência na hora de modificar os hábitos alimentares. O nosso corpo é uma máquina, isso todo mundo sabe, e ele reage ao que damos de combustível. Tudo em excesso faz mal, isso é velho, e acho que todo mundo já tem noção também. Mas até mesmo os alimentos mais saudáveis, mais lights e considerados mais nutritivos, em excesso, faz muito mal. Mais mal do que muita gente pode imaginar. Por isso resolvi compartilhar aqui essas dicas de hábitos saudáveis que, em excesso, podem nos prejudicar muito!

CONSUMIR LIGHT E DIET, FAZ BEM OU FAZ MAL?

Em nome de emagrecer ou de reduzir a quantidade de açúcar da dieta, há pessoas que optam por alimentos light e diet em quantidade excessiva. O problema está no fato de que alguns desses itens têm redução de nutrientes importantes, em relação à versão normal. Um iogurte light pode ter menos calorias, mas tem mais soro de leite do que leite propriamente dito e ainda são usados espessantes, corantes e outros aditivos industrializados. É mais saudável comer o normal. Muitas vezes, as pessoas comem mais só porque o alimento é diet, o que pode até levar à engorda.

LEITE DE VACA OU LEITE DE SOJA?

A não ser que se tenha intolerância a lactose, deixar de tomar leite de vaca para consumir apenas leite de soja pode ser uma ideia ruim. A bebida de soja tem fibras, proteína e vitamina B, mas não possui nem 30% da quantidade de cálcio do leite comum e o processo industrial e químico pelo qual passa pode ser prejudicial. A maioria dessas bebidas pode causar alerfgia, quando consumidas em exagero, e para o desconhecimento a respeito dos efeitos da soja transgênica (usada por algumas marcas) para a saúde. O controle no consumo ainda deve se estender aos sucos feitos à base de soja.

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REFRIGERANTE COMUM, DIET OU ZERO?

Se tomar refrigerante comum já é ruim para a saúde, beber sua versão diet é ainda pior. Além de não ter nenhum nutriente que poderá ser usado para o bom funcionamento do corpo, o líquido tem grandes quantidades de corantes e aromatizantes que causam diversos problemas de saúde, dentre eles a sobrecarga do fígado e do rim. Apesar de não ter açúcar em sua fórmula, o refresco fica doce devido ao aspartame, substância comumente associada a problemas como dor de cabeça, fadiga, ansiedade e compulsão por comida. O item, no entanto, é polêmico.

Em relação a este aditivo, a Abiad (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Para Fins Especiais e Congêneres), discorda. Segundo a entidade, estudo publicado no New England Journal of Medicine nega a associação do aspartame com a dor de cabeça. Os representantes do setor alegam também que um parecer da European Food Safety Authority (EFSA) declarou que o consumo diário de, no máximo, 40mg por quilo de peso corporal, confere uma margem segura para a saúde da população.

PODE FAZER ATIVIDADE FÍSICA SOMENTE NO FINAL DE SEMANA?

Os atletas de final de semana estão expostos a muito mais riscos do que benefícios com a prática de atividades físicas sem uma rotina e sem acompanhamento de um profissional da área. Praticar esportes informalmente uma vez a cada sete dias não faz diferença significativa para a perda de peso ou para melhorar a saúde e ainda pode ser a causa de lesões musculares e problemas cardíacos, principalmente em atividades que exigem preparo físico, como o futebol. Para dar mais preparo, é importante também se exercitar durante a semana, de preferência com a orientação de um educador físico.

feijao com arroz

COMER FEIJÃO COM ARROZ A NOITE FAZ MAL?

Com medo de engordar, muita gente deixa de comer o tradicional arroz com feijão na hora do jantar. Mas, restringir o consumo não ajuda em nada. Pelo contrário. Feijão com arroz é a combinação proteica perfeita. Não faz mal comer à noite. Só faz mal, se a pessoa jantar às 22h e dormir às 23h. Se ela comer às 20h e dormir às 23h, não tem problema nenhum.

SUCO OU FRUTA?

Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, tomar um suco de fruta não é equivalente a comê-la, é pior. A melhor opção, neste caso, é comer e não beber. Isso porque, além de ingerir mais fibras (quase que eliminadas pelo processamento do alimento), a quantidade de calorias consumidas é menor, já que um copo de suco costuma levar mais de uma unidade. Para fazer um suco de laranja, são necessárias pelo menos duas frutas, mas, se for para comer, ninguém come mais de uma. E a ilusão de que os sucos são sempre a melhor opção ainda pode causar o ganho de peso, se houver excesso, pois são consideravelmente calóricos.

Os dados mencionados acima são da nutricionista Rosane França que deu entrevista sobre o tema para o portal Exame.

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