Citadels – Construa sua própria cidade!

-por , em 31/07 -
Citadels – Construa sua própria cidade!

Olá coxinhos, tudo bem? Fim de semana passada rolou o RPG World Fest, em Curitiba e eu estava lá, cobrindo o evento. (Na verdade eu fui pro evento por livre e  espontânea vontade, mas dizer que estava “cobrindo” o evento me deixa com a sensação de ter feito algo de útil). Então, durante os dias 27 e 28 de julho eu estava no Centro de Eventos do Sistema Fiep, vendo as novidades dos jogos, bonecos e livros.

Para quem não conhece, o RPG World Fest é um evento de RPG (duh), onde as diversas empresas de jogos disponibilizam e divulgam os seus produtos. Lá, qualquer pessoa que se interessar por um jogo poderá pedir para jogá-lo. Então, junta-se um grupo de pessoas interessados em conhecer um jogo X ou Y e, com a orientação de um representante da companhia que produz/vende os jogos, eles fazem um teste drive.

RPGWORLDFEST

São diversos estandes, com diversos jogos e, na verdade, dois dias não são o suficiente para jogar tudo que chame o seu interesse. Isso, claro, sem contar as palestras, os torneios e sorteios que estavam rolando. No final, se a pessoa curtiu algum jogo, ele pode compra-lo (se não tiver encerrado o estoque). Então, nas próximas semanas, irei falar de alguns dos jogos que eu tive a oportunidade de jogar no evento. Criado pelo francês Bruno Faidutti, em 2000 (com o nome Citadelles), Citadels é um jogo de cartas onde os participantes procuram construir e expandir sua cidade antes dos seus oponentes. Para isso, é necessário comprar cartas, juntar/gastar ouro e sabotar os outros participantes.

O jogo termina quando alguém tiver oito construções na mesa. Porém, isso não garante a vitória. Ao termino do jogo, cada participante soma os valores, em ouro, de todas as suas construções e eventuais bônus: essa será sua pontuação final. Isso significa que, se você tiver oito construções baratas, você ainda pode perder para alguém com cinco construções mais caras.

CITADELSCORES

Existem cinco tipos de construções diferentes: (1) Amarelas – São construções de luxo, ligadas à nobreza. Exemplos são castelos e mansões.  (2) Azuis – São construções ligadas à religião. Exemplos são templos e mosteiros. (3) Verdes – São construções de comércio, que movimentam a economia de sua cidade. Exemplos são tavernas e docas. (4) Vermelhas – Essas são ligadas à segurança de sua cidade. Exemplos são prisões e fortes. (5) Roxas – São construções especiais. Cada construção roxa tem uma habilidade especial que dá ao jogador alguma vantagem em jogo. Alguns exemplos são escola de magia, observatório e forja.

Um turno de jogo é dividido em 2 partes. Primeiro, o jogador deve escolher que papel irá realizar nessa rodada. O rei é sempre o primeiro a  escolher e, então, passa os papeis restantes pela mesa para que todos os jogadores possam escolher um personagem. Cada personagem tem habilidades especificas que podem ajudar o participante em sua missão. A segunda parte da rodada é a rodada de construção em si. Nesse momento, o rei irá chamar cada um dos personagens em ordem numérica, (a começar pelo assassino) e, então, cada jogador terá a chance de agir. Durante esse momento, o jogador pode usar a habilidade de seu personagem, comprar moedas ou cartas e construir um edifício (contanto que ele tenha ouro o suficiente para tal).

O segredo para ganhar em Citadels é conhecer as habilidades de cada um dos personagens e saber usá-las a seu favor. São, no total, 8 personagens, conforme listados abaixo:

CITADELSASSASSINO

Cruel e impiedoso, o Assassino anda pelas sombras e ataca quando ele é menos esperado. O jogador que escolher o Assassino poderá matar um personagem, que não terá o direito de agir no turno em questão. Um personagem morto não pode construir, comprar moedas nem cartas. O Assassino escolhe um personagem para matar, e não um jogador. Em outras palavras, o jogador não pode dizer “eu quero matar o Paulo”, mas sim “eu quero matar o Comerciante” (ou o Rei, ou o Ladrão, ou qualquer outro personagem de sua escolha).

É importante destacar que a escolha de cada jogador é mantida oculta até que o Rei chame pelo personagem em questão. E isso é feito em ordem numérica. Ou seja, o Assassino será sempre o primeiro a ser revelado. Ele deve escolher que personagem matar, mas não tem como saber, com 100% de certeza, se o personagem pertence ao jogador X ou Y, ou se ele sequer está em jogo.

CITADELSLADRAO

Assim como o Assassino, o Ladrão mantem-se na sombra, esperando a hora certa de agir. Só que, em vez de matar seu alvo, ele apenas rouba todo seu dinheiro. O jogador que controla o ladrão pode roubar todo o ouro de outro jogador. O Ladrão funciona como o Assassino e o jogador deve dizer o nome do personagem que deve ser roubado, não o jogador. Como ele é o segundo a ser revelado, o único personagem que o ladrão pode roubar com 100% de certeza é o Assassino.

CITADELSMAGO

Poderoso na prática de mágica, o Mago é capaz de manipular a realidade a sua volta ao seu favor. O Mago é capaz de fazer uma das duas ações: (1)  trocar suas cartas pelas cartas de outro jogador, ou (2) descartar quantas cartas de sua mão quiser, para comprar novas cartas do baralho.

CITADELSREI

Nobre e de grande influência na cidade, o Rei ganha uma moeda adicional para cada construção amarela que o jogador tenha em mesa. Além disso, o novo Rei passa a chamar os números de seus súditos e, na próxima rodada, ele será o primeiro a escolher seu novo papel.

CITADELSBISPO

Com grande influência sobre as massas, o Bispo é capaz de coletar dinheiro do povo e tem o amor da população. Por causa disso, ele recebe uma moeda adicional para cada construção azul que o jogador tiver na mesa e não pode ser alvo do Mercenário.

CITADELSMERCADOR

Com uma forte visão empreendedora, o Comerciante é capaz de criar dinheiro onde não existe. Ele recebe uma moeda adicional para cada construção verde que o jogador tenha em mesa e, no final de sua ação, recebe ainda uma moeda adicional.

CITADELSARQUITETO

O Arquiteto é o que tem maior conhecimento de construções e engenharia. Ele é capaz de olhar para um terro vazio e já visualizar onde tudo irá ficar. Por causa disso, o jogador que controla o Arquiteto pode comprar duas cartas adicionais em sua rodada e colocar até três construções na mesa (contanto que tenha o dinheiro para pagar por elas).

CITADELSMERCENARIO

Frio e impiedoso, o Mercenário é aquele que você chama para fazer o serviço sujo. Ele pode atacar e derrubar as construções que quaisquer personagens (menos o Bispo), contanto que você pague o valor da construção em moedas. Basicamente, o mercenário é aquele que evita que os outros jogadores vençam o jogo antes da hora.

Além disso, existe uma nova expansão, que dá acesso a outros personagens, com novas habilidades.

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você