PARE DE RECLAMAR!

Tá bom, acho que já é hora de parar de criticar e reclamar. Você já pensou como os seus sentimentos naquele momento podem interferir uma crítica?

CINEMA | AS MELHORES ANIMAÇÕES DO MUNDO!

SÉRIES | COMO GAME OF THRONES E THE WALKING DEAD MANTÉM O HYPE POR TANTO TEMPO?

A coisa mais fácil de fazer é achar alguém falando mal de algum filme. Normalmente os críticos procuram ressaltar e esclarecer pontos altos e pontos baixos das obras. Mas eu tenho certeza de que você já viu algum filme, saberia falar super bem dele até que aparece alguém que resolve detonar o longa como se ele não tivesse nenhum acerto e valor nenhum. Isso é algo que é impossível de acontecer atualmente. Eu duvido que você não consiga apontar um ponto positivo naquele filme que todo mundo detestou.

Eu acho que o trabalho de um crítico vai além de falar se ele gostou ou não. Também é importante explicar o porquê das coisas. Porque aquela cena é ruim e porque o comportamento do personagem foi bom e condizente com aquele momento.
Muito gente fala que quando se é crítico e sabe explicar o porquê do filme ser ruim, faz com que a experiência seja pior. Isso realmente pode acontecer, mas se o crítico faz seu trabalho direito, ele vai usar esse conhecimento e habilidade de apoio tarde erros e acertos, para melhorar sua ida ao cinema. Ele vai entender porque os pontos negativos foram ruins, oque significa que ele vai aproveitar mais filmes que não cometerem esse deslize, e saber ver os acertos vai fazer com que a experiência seja mais “real”. Os pontos positivos se tornam ainda mais positivos e os negativos servem como aprendizado.

Mas é por aí que as coisas complicam-se um pouco. Não é justo que o filme e sua reputação sejam prejudicados só porque o crítico não está feliz naquele dia e viu o filme mais por obrigação do que por vontade. Isso serve principalmente para quem faz a crítica no mesmo segundo em que o filme acaba. Muito provavelmente a cabeça da pessoa ainda não processou todos os detalhes do longa. É preciso tempo para que as opiniões amadureçam e se tornem algo com critério. Imagine alguém que viu o filme após ter tido uma briga ou algo assim. Tudo vai acabar caindo sobre o filme, pois aquele crítico não estava bem para escrever. O que acaba acontecendo é apenas uma reclamação ao invés de uma crítica.

Parando para pensar no lado dos produtores do filme, essa é uma das piores coisas que podem acontecer. Ler uma crítica que aponta erros e acertos é oque importa, para que o próximo longa da produtora seja bem feito e melhor que o anterior. Se chama evolução. Mas ler apenas uma dúzia de palavras falando que aquele filme é ruim e não merece ser visto, não vai fazer com que nada melhore. Eu mesmo já deixei de fazer algumas críticas pois sabia que, se fizesse, ia sair apenas uma lista de reclamações que eu pensei naquele momento. E que talvez nem fosse oque eu realmente achei do longa depois de parar para refletir sobre aquilo.

A ideia é parar de reclamar e começar a criticar. Não apenas falar mal de tudo, e sim destacar, também, seus acertos e pontos altos. Leve isso em consideração na próxima vez que for escrever algo sobre oque quer que seja. Tire seus sentimentos do momento da mesa e reflita sobre oque você viu. E pense se seus primeiros pensamentos realmente são a sua opinião final.

CINEMA | ATÉ QUANDO PRECISAMOS DE MÚSICA NOS FILMES?

APROVEITE PARA CONHECER NOSSO CANAL DO YOUTUBE:

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: