Eu não entendo esse papo de brasileiro ter preconceito com o cinema brasileiro ou com a dublagem brasileira, ou com o produto brasileiro como um todo. Se não investirmos tempo e aplausos em nossos produtos nacionais, como eles receberão $$$ de empresas para crescer cada vez mais? Pois é, este ano o cinema brasileiro conseguiu alcançar recordes inimagináveis de número de lançamentos, a maioria com incentivo privado, a maioria tipo-exportação e você aí, dando dinheiro só para os bolsos estrangeiros – tem coisa errada nisso aí!

 

Hoje é o dia do cinema brasileiro e olha quem está aqui na Coxinha Nerd: os melhores do cinema brasileiro de 2013! Tem jeito melhor de comemorar? Tem sim, se você parar de ser chato e for ao cinema assistir as produções nacionais, talvez elas recebam mais incentivo do nosso governo, do ministério da cultura e cheguem, um dia, ao seu nível de aceitação de produções cinematográficas – gente chata! <3 Mas então, como hoje é dia de cinema brasileiro, resolvi colocar aqui algumas produções que bombaram muito esse ano, que fizeram a vida do Fábio Porchat se tornar uma complicada sitcon do Fantástico e que fizeram nossa história percorrer o mundo inteiro através de festivais. Vamos que vamos!

 

o som ao redor

 

O filme O som ao redor foi para as telonas no dia 4 de janeiro deste ano e a sinopse é a seguinte:  A presença de uma milícia em uma rua de classe média na zona sul do Recife muda a vida dos moradores do local. Ao mesmo tempo em que alguns comemoram a tranquilidade trazida pela segurança privada, outros passam por momentos de extrema tensão. Ao mesmo tempo, casada e mãe de duas crianças, Bia (Maeve Jinkings) tenta encontrar um modo de lidar com o barulhento cachorro de seu vizinho. Confira o trailer abaixo:

 

 

taina a origem

 

O filme Tainá, a origem foi para as telonas no dia 8 de fevereiro deste ano e a sinopse é a seguinte: A floresta amazônica é invadida por piratas da biodiversidade e a jovem índia Maya (Mayara Bentes) acaba tornando-se vitima dos bandidos, deixando órfã a bebê Tainá. A criança é abrigada entre as raízes de uma Grande Árvore e salva pelo velho e solitário pajé Tigê (Gracindo Jr), que passa a cuidar dela e só a devolve para seu povo cinco anos depois, quando será escolhido o novo líder defensor da natureza. Por ser menina, Tainá  (Wiranú Tembé) é impedida de se apresentar, mas pela herança da mãe, a última das guerreiras, e com o apoio da esperta menina da cidade Laurinha (Beatriz Noskoski) e do índio nerd Gobi (Igor Ozzy), a indiazinha resolve encarar os malfeitores, desvendando o mistério de sua própria origem. Confira o trailer abaixo:

 

 

meu pe de laranja lima

 

O filme Meu pé de laranja lima foi para as telonas no dia 29 de março deste ano e a sinopse é a seguinte: Zezé (João Guilherme de Ávila) é um garoto de oito anos que, apesar de levado, tem um bom coração. Ele leva uma vida bem modesta, devido ao fato de que seu pai está desempregado há bastante tempo, e tem o costume de ter longas conversas com um pé de laranja lima que fica no quintal de sua casa. Até que, um dia, conhece Portuga (José de Abreu), um senhor que passa a ajudá-lo e logo se torna seu melhor amigo. Confira o trailer abaixo:

 

 

se puder dirija

 

O filme Se puder…Dirija! foi para as telonas no dia 05 de abril deste ano e a sinopse é a seguinte: João (Luis Fernando Guimarães) trabalha como manobrista de estacionamento, está separado de Ana (Lavínia Vlasak) e virou pai ausente de Quinho (Gabriel Palhares). Infeliz no amor e na família, ele quer reverter esse cenário e promete para a ex que irá passar um dia daqueles com o filhão. Para isso, ele resolve pegar “emprestado” o carro de uma fiel cliente (Bárbara Paz) do estacionamento onde trabalha com Ednelson (Leandro Hassum). O problema é que a saidinha simples acabou virando uma complicada aventura. Agora, João precisa devolver o carro antes que sua dona descubra que seu carro saiu para “passear” com outro motorista, mas a tarefa não vai ser nada fácil para eles. Confira o trailer abaixo:

 

 

faroeste caboclo

 

O filme Faroeste Caboclo foi para as telonas no dia 30 de maio deste ano e a sinopse é a seguinte: João (Fabrício Boliveira) deixa Santo Cristo em busca de uma vida melhor em Brasília. Ele quer deixar o passado repleto de tragédias para trás. Lá, conta com o apoio do primo e traficante Pablo (César Troncoso), com quem passa a trabalhar. Já conhecido como João de Santo Cristo, o jovem se envolve com o tráfico de drogas, ao mesmo tempo em que mantém um empregro como carpinteiro. Em meio a tudo isso, conhece a bela e inquieta Maria Lúcia (Ísis Valverde), filha de um senador (Marcos Paulo), por quem se apaixona loucamente. Os dois começam uma relação marcada pela paixão e pelo romance, mas logo se verá em meio a uma guerra com o playboy e traficante Jeremias (Felipe Abib), que coloca tudo a perder. Confira o trailer abaixo:

 

 

minha mãe é uma peça

 

O filme Minha mãe é uma peça foi para as telonas no dia 21 de junho deste ano e a sinopse é a seguinte: Dona Hermínia (Paulo Gustavo) é uma mulher de meia idade, divorciada do marido (Herson Capri), que a trocou por uma mais jovem (Ingrid Guimarães). Hiperativa, ela não larga o pé de seus filhos Marcelina e Juliano (Mariana Xavier e Rodrigo Pandolfo), sem se dar conta que eles já estão bem grandinhos. Um dia, após descobrir que eles consideram ela uma chata, resolve sair de casa sem avisar para ninguém, deixando todos, de alguma forma, preocupados com o que teria acontecido. Mal sabem eles que a mãe foi visitar a querida tia Zélia (Sueli Franco) para desabafar com ela suas tristezas do presente e recordar os bons tempos do passado. Confira o trailer abaixo:

 

 

concurso público

 

O filme Concurso Público foi para as telonas no dia 19 de julho deste ano e a sinopse é a seguinte: Quatro finalistas para uma vaga de juiz federal se conhecem no credenciamento e ficam amigos. Durante um fim de semana antes da prova, que deveria ser de descanso, situações hilárias e inimagináveis acontecem. Confira o trailer abaixo:

 

 

sequestro

 

O documentário Sequestro foi para as telonas no dia 06 de setembro deste ano e a sinopse é a seguinte: Durante quatro anos, o filme acompanhou os trabalhos da Divisão Anti Sequestro da Polícia Civil de São Paulo. Neste período, cerca de 400 pessoas foram sequestradas no estado de São Paulo e mais de 1.500 em todo o Brasil. O filme mostra situações reais como a negociação entre família e sequestradores, o resgate de uma criança de seis anos, um sequestro comandado de dentro da cadeia e depoimentos de vítimas resgatadas. Confira o trailer abaixo:

 

 

meu passado me condena

 

O filme Meu passado me condena foi para as telonas no dia 25 de outubro deste ano e a sinopse é a seguinte: Quando Fábio (Fábio Porchat) e Miá (Miá Mello) se encontram, é amor à primeira vista. Eles se casam um mês depois de se conhecerem e decidem viajar à Europa em um cruzeiro em lua de mel. Só que, durante a viagem, eles encontram seus antigos namorados, Beto (Alejandro Claveaux) e Laura (Juliana Didone), que hoje estão juntos e também passam sua lua de mel. Confira o trailer abaixo:

 

 

cro

 

O filme Crô vai para as telonas no dia 01 de novembro deste ano e a sinopse é a seguinte: Após herdar a fortuna de Tereza Cristina, Crodoalvo Valério, mais conhecido como “Crô” (Marcelo Serrado), está cansado da vida de milionário. Decidido a encontrar uma nova musa a quem possa dedicar sua vida, ele inicia uma busca pessoal que faz com que entreviste diversas peruas. Seu objetivo é encontrar aquela que seja melhor qualificada para que ele próprio possa servir como mordomo, assim como fez com sua antiga patroa. Entretanto, após muito avaliar, acaba percebendo que sua musa ideal é justamente aquela que jamais havia imaginado. Confira o trailer abaixo:

 

 

os caras de pau

 

O filme Os caras de pau vai para as telonas no dia 20 de dezembro deste ano e a sinopse é a seguinte: Jorginho e Pedrão se envolvem em uma série de confusões na adaptação para as telonas do seriado homônimo da Rede Globo, que contou com três temporadas. Sem trailer ainda.

 

Bom pessoal, esses foram os filmes de maior destaque no cinema brasileiro este ano, que participaram do circuito de lançamento dos grandes cinemas do país, mas muitos outros filmes, de menor produção, fizeram sucesso também, veja alguns: Open Road, Acorda Brasil, Jorge Mautner – O Filho do Holocausto, A Luz do Tom, País do Desejo, Colegas, A Busca, Francisco Brennand, Super Nada, Uma História de Amor e Fúria, Hoje, A Última Estação, Meus Dois Amores, Entre Vales, Vendo ou Alugo, Confia em Mim, O Que Se Move, Cores, Dia dos Namorados, Quando Eu Era Vivo, Na Corda Bamba, Tokiori – Dobras do Tempo, Eu Não Faço a Menor Ideia do Que Eu Tô Fazendo Com a Minha Vida, Mato Sem Cachorro, Trinta, Avanti Popolo, O Tempo e o Vento, O Exército do Caos, Minhocas, Amazônia – Planeta Verde, As Fantásticas Aventuras de um Capitão, Giovanni Improtta, A Montanha, Praia do Futuro, Somos Tão Jovens, Vai que Dá Certo, O Vendedor de Passados, Você Nunca Disse Eu Te Amo. Viva o cinema nacional!

 

Perfil Coxinha

Coxinha Nerd

Qual desses filmes você já assistiu?
A favor dos nerds e contra a tirania dos Kibes.
Facebook | Twitter

 

Compartilhe: